Estiagem prolongada leva os estoques de Leite Longa Vida ao menor nível dos últimos 12 meses
A indústria de Leite Longa Vida está com estoques reduzidos ao menor nível registrado desde o último trimestre de 2011, o que deve repercutir no varejo nos próximos dias. A situação foi comprovada por levantamento feito pela ABLV, no início deste mês, a fim de detectar o momento produtivo da indústria perante a sazonalidade.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
O levantamento mostrou que o prolongamento da estiagem nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde não chove há mais de 60 dias, e o fim da safra dos estados do Sul, fortalecem a perspectiva de menor oferta de matéria-prima para a indústria de laticínios, marcadamente para o processamento de Leite Longa Vida. Tal panorama projeta dificuldades para os supermercados recomporem seus estoques porque a indústria tem enfrentado semelhante problema, já que a condição climática adversa provoca menor oferta de leite no campo.
"Toda essa situação justifica os reajustes nos preços da indústria ocorridos nos últimos dias e que devem continuar nas próximas semanas", diz o presidente da ABLV, Laércio Barbosa. Segundo ele, com esses reajustes a indústria retorna aos níveis de preços praticados no ano passado, recuperando a rentabilidade necessária para manutenção da atividade até então bastante comprometida.
Na opinião de Barbosa, os valores não deverão sofrer variação expressiva nas gôndolas do varejo, pois os supermercadistas têm praticado preços constantes ao consumidor, independentemente de suas negociações com a indústria.
Apesar da rentabilidade abaixo dos níveis aceitáveis, a indústria de Leite Longa Vida mantém seu firme crescimento graças ao aumento de consumo. As vendas dos primeiros seis meses do ano foram 3% superiores ao mesmo período do ano passado e a tendência é de que o segundo semestre seja ainda melhor, com um fechamento de 2012 na casa dos 4%. Esta previsão de crescimento acontece após expressiva evolução em 2011 (6,7%) e de uma estimativa de PIB abaixo de 2%, o que denota o fôlego do segmento que, apesar de já ter uma penetração de 87% nos lares brasileiros, continua em franca expansão.
A ABLV
A Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABLV) acaba de comemorar seus 18 anos de existência e reúne, atualmente, as 38 maiores empresas do setor. Essas empresas, juntas, produzem cerca de 80% de todo o Leite Longa Vida consumido no País, estimado em mais de seis bilhões de litros para este ano de 2012.
O Leite Longa Vida iniciou sua presença no mercado brasileiro em 1972. Até início dos anos 90, o produto tinha reduzida participação de mercado, principalmente devido ao desconhecimento do processo Ultra High Temperature (UHT). Nessa época, já com 18 anos à disposição do consumidor brasileiro, o Leite Longa Vida ainda ocupava modestíssimo lugar no mercado de consumo do produto. Hoje, o produto está presente em 87% dos lares brasileiros.
As informações são da Amg Comunicação, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

APARECIDA DO TABOADO - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 17/09/2012

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/09/2012

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/09/2012

ITAÍ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 13/09/2012
Como é sabido, esta cada vez mais inviável, economicamente, nossa atividade de produtores de leite.
O preço que estamos recebendo por litro esta bem razoável. O que não esta sendo suportável é o alto preço dos insumos.
Se o preço do leite subir mais, as grandes indústrias e os supermercadistas importarão, deixando, nós produtores, em situação pior ainda do que estamos hoje. Havendo renumeração condizente, a produção se recupera rapidamente, com ou sem estiagem, com toda a certeza.
Não se deve repassar ao consumidor muito mais do que ele já esta pagando, pois o consumo, que esta evoluindo, se reduzirá.

VOLTA REDONDA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 13/09/2012

JOSÉ BONIFÁCIO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 12/09/2012

SANTA RITA DO SAPUCAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 12/09/2012

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 12/09/2012
Entendo que a leitura está em parte equivocada. Não é a falta de chuvas o principal motivo da queda nos estoques e sim os elevados custos de produção aliado a preços ao produtor que não cobrem tais custos. A situação está cada vez pior, atingimos os porões do fundo do poço. E os resultados negativos de hoje terão reflexos em 2013, em virturde do descarte de animais para abate, diminuição do volume de concentrado provocando queda de produção, perda de escore corporal nos animais, queda dos indices reprodutivos, desestimulo a produção, e a ocupação dos espaços destinados a produção de leite pela soja e pelo milho. Neste cabo de guerra entre a indústria e os grandes varejistas, num cenário apocaliptico para os produtores, podemos ter um final onde todos sairão perdendo, por mais que aumentem as importações de leite em pó e derivados do Uruguai e Argentina.
JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 12/09/2012
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO
FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG
=HÁ SETE ANOS CONFINANDO QUALIDADE=