Esquema de lanche escolar da Europa muda e enfatiza importância do leite

A Associação Europeia de Lácteos (EDA) está satisfeita com o lugar de destaque do consumo de leite no novo Esquema de Lanche Escolar anunciado pela Comissão Europeia. Contudo, EDA também alertou para as consequências de ter somente leite incluído no esquema e não outros produtos lácteos, como [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

A Associação Europeia de Lácteos (EDA) está satisfeita com o lugar de destaque do consumo de leite no novo Esquema de Lanche Escolar anunciado pela Comissão Europeia. Contudo, EDA também alertou para as consequências de ter somente leite incluído no esquema e não outros produtos lácteos, como queijos e iogurte.

Com o anúncio do novo Esquema de Lanche Escolar, a Comissão Europeia enfatiza a importância de uma dieta balanceada e dos benefícios do consumo de leite pelas crianças. A Comissão novamente coloca o foco do esquema nos objetivos de longo prazo: garantir o consumo de leite, frutas e vegetais; combater a obesidade; e educar sobre uma variedade de produtos agrícolas.

A proposta da Comissão foca em dois produtos principais: frutas e vegetais frescos, por um lado, e o consumo de leite por outro. Outros produtos lácteos, como queijos e iogurte não estão incluídos. Essas e outras categorias de produtos lácteos/agrícolas podem, entretanto, ser apoiadas pelos Estados Membros através de medidas educacionais, mas isso estará sujeito à aprovação das autoridades nacionais de saúde. O orçamento fixo para o esquema de leite é de €80 milhões (US$ milhões) para leite, com possibilidade de transferência entre o pacote para frutas e vegetais.

“Apesar de estarmos satisfeitos com a proposta da Comissão, acreditamos que excluir os produtos lácteos, como queijos e iogurtes do sistema básico aumentará as preocupações em vários Estados Membros”, disse o secretário geral da EDA, Alexander Anton. “Em alguns países, os lácteos são principalmente consumidos na forma de queijos e iogurte, também a nível escolar. Esses são hábitos dietéticos baseados na cultura local que são difíceis de mudar. É uma pena que a Comissão não tenha levado isso em consideração quando fez a proposta. Tememos que a atual proposta não seja bem vinda em todos os locais e isso levará à perda de sua eficiência em algumas regiões da Europa. É óbvio que a Comissão dá mais flexibilidade em nível de Estados Membros para moldar o esquema para se adaptar aos hábitos específicos de consumo das crianças, mas há um risco de que as autoridades nacionais de saúde somente olhem para alguns poucos nutrientes e não para uma composição equilibrada e saudável total de nutrientes dos produtos lácteos que é, no final, o que conta”.

“Que o consumo de leite é de suma importância para as crianças, é obvio. Eu gosto de citar Sir Winston Churchill a esse respeito, quando ele disse que não há investimento melhor para uma comunidade do que fornecer leite aos bebês. Ele está certo: os nutrientes do leite e dos lácteos são essenciais para a saúde das crianças. Mesmo na União Europeia (UE), muitas crianças não suprem as recomendações dietéticas para consumo de leite e, consequentemente, requerimento de nutrientes. Uma porção diária de lácteos na escola é, dessa forma, a opção certa e nutritiva para se passar um longo dia na escola”.

Os dados são da EDA, publicados no FoodBev.com, traduzidos e adaptados pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

GISELA MARINA ALVARADO
GISELA MARINA ALVARADO

CAMPINAS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 05/02/2014

É uma pena que ainda o Brasil seja carente em atitudes como esta. Sobre a importância deste alimento na nutrição humana, lembro-me que a frase de marketing da companhia onde trabalhei pela primeira vez era "SOLO EL AMOR SUPERA LA LECHE" - "Somente o amor supera o leite", ainda procuro uma definição mais apropriada.
Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 04/02/2014

Que decisão mais importante, esta tomada pela Comissão Européia, colocando o leite justamente no lugar mais importante: na merenda escolar das crianças.

Sempre fui e vou continuar sendo um defensor ferrenho do consumo de leite e produtos lácteos pelas crianças. Não existe na face da Terra alimento mais completo que o leite.

Nele se acham presentes quase todas as substâncias e elementos nutritivos tais como: proteínas de altíssimo valor biológico, pelas suas riquezas em aminoácidos essenciais; sais minerais, tais como: cálcio, fósforo como os de maiores importância, em especial o cálcio; vitaminas lipossolúveis, tais como: A,D,E e K e hidrossolúveis, tais como: as principais vitaminas do complexo B.

"Leite, o mais nobre dos alimentos."

Atenciosamente,

Fernando Melgaço.
Qual a sua dúvida hoje?