Embrapa aposta em parceria público/privada para impulsionar o melhoramento genético do rebanho de bovinos leiteiros

A Embrapa Gado de Leite publicou no Diário Oficial na última quarta-feira (16), o edital de chamamento público para seleção de empresa ou consórcio de empresas para desenvolver parcerias nas pesquisas genômicas destinadas ao melhoramento genético dos bovinos leiteiros das raças zebuínas.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A Embrapa Gado de Leite publicou no Diário Oficial na última quarta-feira (16), o edital de chamamento público para seleção de empresa ou consórcio de empresas para desenvolver parcerias nas pesquisas genômicas destinadas ao melhoramento genético dos bovinos leiteiros das raças zebuínas.

O objetivo é gerar dentro de, no máximo, dois anos uma ferramenta de seleção genômica para as raças Gir Leiteiro, Girolando e Guzerá. Segundo o supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação Tecnológica da Embrapa Gado de Leite, Denis Teixeira da Rocha, essa é a primeira vez que a Embrapa realiza esse procedimento para atrair recursos externos destinados ao financiamento das pesquisas.

"Além de selecionarmos o melhor parceiro para a finalização das pesquisas, esta também é uma maneira de nos unirmos à iniciativa privada para acelerar a chegada do produto final ao mercado, consolidando o processo de inovação", diz Denis. A expectativa é que sejam aportados cerca de R$ 3 milhões, além da disponibilidade de equipamentos e profissionais especializados, para trabalhar no projeto de seleção genômica das raças zebuínas para leite. Dez empresas multinacionais já demonstraram interesse em atender ao 'chamamento público'.

O projeto prevê a identificação de genes de interesse econômico para a pecuária de leite de cerca de 10 mil animais. E segundo a assessoria da Embrapa, os trabalhos serão concluídos com o desenvolvimento de uma ferramenta de seleção genômica que irá identificar touros e vacas de maior potencial genético para produção de leite e resistência a várias doenças transmitidas geneticamente.

A empresa parceira no processo de desenvolvimento da tecnologia, terá prioridade na utilização comercial da ferramenta, pagando royalties para a Embrapa e para as associações de produtores envolvidas.

A matéria é do MilkPoint com informações da assessoria de imprensa da Embrapa.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Alberto Soares Souza Junior
ALBERTO SOARES SOUZA JUNIOR

QUIRINÓPOLIS - GOIÁS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 23/05/2012

Oi Fernando, tudo bem?

Não estou condenando a parceria, mas sim a falta de investimento governamental.

Cordialmente

Aberto Soares
Fernando Mendes Nobre Jr.
FERNANDO MENDES NOBRE JR.

LAVRAS - MINAS GERAIS - VAREJO

EM 21/05/2012

Ô Alberto entendi que a empresa não será proprietária, mas usuária (comerciante dos direitos).

"A empresa parceira no processo de desenvolvimento da tecnologia, terá prioridade na utilização comercial da ferramenta, PAGANDO ROYALTIES PARA A Embrapa e para as associações de produtores envolvidas."

O privado e o público devem se aproximar mais e mais! Vamos pensar pra frente e elogiar nosso Brasil.

Saudações
Alberto Soares Souza Junior
ALBERTO SOARES SOUZA JUNIOR

QUIRINÓPOLIS - GOIÁS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 18/05/2012

Infelizmente durante os ultimos 10 anos o investimento em pesquisas no setor agropecuário caiu drasticamente. E essas parcerias são interessantes para que as pesquisas não parem, mas por outro lado os resultados passam a ser propriedade de empresas privadas. Mas no nosso Brasil, "O Celeiro do Mundo", sem esse tipo de ação celeiro só vai esvaziando.
Qual a sua dúvida hoje?