ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater/RS: produção de leite aumenta apesar de custos elevados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/06/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

A produção de leite aumentou em relação às últimas semanas, muito em função das temperaturas amenas que garantiram o conforto térmico dos animais. Outros fatores também contribuíram com o aumento da produção, como o uso das pastagens de inverno — que já oferecem forragem para pastoreio —  e o fato de que nesse período ocorre maior concentração de parição do rebanho, havendo um maior número de vacas em lactação.

O estado sanitário dos animais em geral é satisfatório, com relatos de tristeza parasitária bovina e mamites em matrizes, ocorrências vinculadas principalmente a animais de idade mais avançada ou com prolongado período de lactação.

O excesso de umidade do solo dificultou o manejo dos rebanhos devido ao surgimento de poças de água nas superfícies e da formação de lama nos corredores de acesso aos piquetes e nos arredores das instalações, o que aumentou a chance de ocorrência de mamites e de contaminação bacteriana do leite.

A presença do carrapato bovino diminuiu. Seguem a vacinação das terneiras com três a oito meses de idade contra a brucelose bovina e a das fêmeas prenhes para evitar as doenças neonatais. Os custos de produção, principalmente da ração e fertilizantes, seguem elevados, sendo usados com critério de modo a não aumentar os prejuízos já causados pela falta de forragem dos últimos meses.

Na regional de Bagé, os criadores já estão utilizando pastagens de aveia, mas as áreas de azevém, de trevos e cornichão continuam em fase de desenvolvimento, sem oferecer condições de pastejo. Na regional de Caxias do Sul, a base de volumosos na maioria das propriedades que se dedicam a leite ainda é a silagem de milho, que garante o bom estado corporal dos bovinos e a manutenção da produtividade dos rebanhos.

As informações são da Emater/RS, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

Atenção, leitores! Sempre com o intuito de proporcionar a melhor experiência para nossos usuários, estamos realizando uma pesquisa para ouvir você! Para responder é bem simples, basta clicar aqui e preencher o formulário. As dez melhores contribuições ganharão uma cortesia para nosso novo evento Interleite Experience ou para o Dairy Vision, maior evento sobre tecnologia e inovação em lácteos

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures