Edital visa melhoria da qualidade e segurança do leite

Melhorar a qualidade e a segurança do leite ao longo de todo o sistema produtivo do produto. Essa é a proposta do edital lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/Mapa), que visa, entre outros pontos, assessorar e capacitar os produtores rurais na estruturação da unidade de [...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Melhorar a qualidade e a segurança do leite ao longo de todo o sistema produtivo do produto. Essa é a proposta do edital lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/Mapa), que visa, entre outros pontos, assessorar e capacitar os produtores rurais na estruturação da unidade de produção, especialmente na implementação de boas práticas agropecuárias.

Nas boas práticas agropecuárias estão incluídos o controle permanente da qualidade da água da propriedade rural, o registro e o acompanhamento de dados e dos procedimentos realizados na propriedade, o adequado armazenamento e transporte de matérias-primas, insumos e alimentos, a garantia da rastreabilidade dos animais e dos produtos originados na propriedade, a higiene e os procedimentos adequados de ordenha e pós-ordenha, a higiene, a limpeza, a manutenção e o dimensionamento adequados dos equipamentos de ordenha e de refrigeração do leite, a identificação, o registro e a segregação de animais sob tratamento veterinário ou pastagens sob uso de agrotóxicos, o manejo adequado de bezerras na propriedade rural, entre outros itens.

Para este primeiro edital serão disponibilizados R$ 25,6 milhões para os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, que foram escolhidos levando-se em consideração o Índice de Produção de Leite. Nos próximos editais, outras regiões podem ser beneficiadas, sendo que, o objetivo é incluir as principais regiões produtoras de leite do país nos projetos de boas práticas agropecuárias e capacitação.

Podem se inscrever instituições privadas sem fins lucrativos até o dia 15 de agosto de 2014. Os resultados preliminares serão divulgados no dia 29 de agosto e o resultado final está previsto para o dia 9 de setembro. Os projetos devem ser enviados para o Ministério da Agricultura por meio do endereço que está no edital.

Para acessar o edital completo, clique aqui.

As informações são do MAPA.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

ELIZIARIO PEDROZO
ELIZIARIO PEDROZO

ENÉAS MARQUES - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/07/2014

Mais uma norma regulamentar, precisamos mais de fiscalização do que normas, precisamos de conscientização de todos os elos de produção, se não fazermos isso todos vamos perder, o consumo se retraiu por conta de ações perversas de..., está mais que na hora separar o Joio do trigo, em todos os setores, produtor, transportador, e indústrias.
Qual a sua dúvida hoje?