ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dia do produtor rural Mineiro: números mostram a importância da agropecuária no Estado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/07/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0
A data de 7 de julho marcou as comemorações do Dia do Produtor Rural Mineiro. A importância da homenagem é representada pelos números do setor agropecuário no estado. De acordo com o IBGE, o último censo revelou que em Minas Gerais existem 607,5 mil estabelecimentos agropecuários, quase 12% do total do país. 
 
São mais de 1,8 milhão de pessoas ocupadas nestes estabelecimentos e que fazem o estado líder nacional na produção de café, leite, batata, morango e alho. Minas Gerais também ocupa o segundo lugar na produção de laranja e feijão, além do terceiro na produção de cana-de-açúcar, abacaxi, cebola e banana. O estado também se destaca na produção de carnes, milho, florestas plantadas, queijos e diversos outros itens que fazem parte da variada produção rural mineira. 
 
O trabalho do produtor rural tem grande peso na economia de Minas Gerais. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, o PIB do agronegócio mineiro cresceu 5,12% no ano passado e representa 36% do PIB estadual.
 
Abastecimento 
 
O diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, lembra que as atividades desenvolvidas pelo produtor rural são os pilares de centenas de municípios mineiros. “Minas Gerais tem no setor agropecuário a sua identidade e tradição, além de ser o principal propulsor social e econômico para a maioria dos municípios. As atividades rurais geram renda e ocupação, assim como garantem o abastecimento de alimentos para a sociedade”, afirma. 
 
A importância do trabalho dos produtores rurais para a população ficou evidente durante a pandemia da Covid-19. Enquanto muitos setores, principalmente nos centros urbanos,  tiveram que reduzir o ritmo das atividades, a produção no meio rural não parou. O trabalho no campo garantiu o abastecimento em todo o estado, com oferta regular de alimentos nos supermercados, sacolões e centros de distribuição.  
 
Em muitos locais onde o funcionamento de feiras foi suspenso, os produtores se adaptaram à nova realidade. Em todo o estado, houve iniciativas de vendas on-line que não deixaram que os produtos faltassem na mesa do consumidor.  
 
Outro exemplo de profissionalismo dos produtores foi demonstrado com a colheita de grãos. Mesmo em um ano marcado pela recessão econômica, o estado bateu recorde de produção na safra 2019/2020, com 15,4 milhões de toneladas. O crescimento foi de 8,4% em relação à safra anterior.   
 
Além da garantia do abastecimento no mercado interno, o agronegócio mineiro também teve força suficiente para garantir o aumento das exportações. Somente nos primeiros cinco meses deste ano, as vendas do setor para o mercado internacional somaram US$ 3,45 bilhões, um crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O agronegócio respondeu por 33,6% das exportações totais do estado, no período de janeiro a maio de 2020. Os destaques nas vendas para mercado internacional foram o café, produtos do complexo soja (farelo, grão, óleo) e carnes. 
 
A agricultura familiar tem papel relevante em Minas Gerais. O último Censo Agropecuário do IBGE mostrou que este segmento representa 73% dos estabelecimentos agropecuários do estado. A Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), atende 390 mil produtores rurais, a maioria da agricultura familiar. Para orientar este grande número de produtores rurais, a empresa está presente em 93% dos municípios mineiros. 
 
“Nós, da Emater-MG, temos a feliz escolha de trabalhar no campo ao lado das famílias de produtores rurais, numa construção diária e incessante com objetivo produzir alimentos para a sociedade, em harmonia com o meio ambiente”, diz Gustavo Laterza.
 
As informações são da Emater-MG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures