FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

História e dez curiosidades sobre o Yakult

Este ano, a marca Yakult completa 80 anos. O leite fermentado com lactobacilos vivos foi desenvolvido no Japão na década de 20, mas registrado como marca somente em 1938.

A história remonta ao ano de 1925, quando as crianças japonesas passavam por um surto de infecções gastrointestinais e a taxa de mortalidade infantil estava muito alta. Preocupado com isso, o médico Minoru Shirota iniciou pesquisas sobre lactobacilos que poderiam prevenir os problemas gástricos e, em 1930, descobriu uma espécie que resistia aos ácidos do estômago e se mantinha viva no intestino, inibindo a proliferação de bactérias nocivas.


Dr. Minoru Shirota (Reprodução/Veja SP)

Esses microrganismos foram chamados de lactobacilos casei Shirota, em homenagem ao seu descobridor, e em 1935 o leite fermentado começou a ser produzido e distribuído nas residências. Surgiu então, em 1938, a marca Yakult, que deriva de uma palavra que significa iogurte em esperanto.

Hoje o Yakult é uma marca conhecida mundialmente e distribuída em 33 países. Veja algumas curiosidades sobre o produto.

- A embalagem originalmente era de vidro, e passou a ser de plástico, no formato que conhecemos, em 1968. Desde então, não mudou quase nada.

- Por muito tempo, o produto não foi vendido em rede comercial; era somente levado ao consumidor por meio de senhoras, com bicicletas ou carrinhos com compartimentos que mantinham o produto gelado. Elas ficaram conhecidas mundialmente como “Yakult Ladies”, e chamadas carinhosamente no Brasil de “Mulheres do Yakult”.



"Yakult Ladies" de diversas partes do mundo (Reprodução/Veja SP)

  • A ideia de mulheres distribuírem o produto foi do próprio Shirota, que queria dar emprego a milhares de mulheres que ainda buscavam espaço no mercado de trabalho.
     
  • Em 1961, a Yakult também lançou produtos para a linha de cosméticos, porque o médico  percebeu que suas funcionárias que manuseavam o produto tinham as mãos muito macias. Pesquisando, ele descobriu que um componente obtido pela fermentação láctea age como um hidratante e rejuvenescedor da pele. Os cosméticos Yakult chegaram a ser comercializados no Brasil entre 1999 e 2009, mas não foram bem recebidos pelo consumidor.
     
  • O Yakult chegou ao Brasil em 1966 e sua primeira fábrica foi instalada em São Bernardo do Campo. O Brasil foi o terceiro país do mundo, e o primeiro ocidental, a produzir o Yakult, e isso se deve principalmente à grande colônia japonesa em nosso país. Hoje, além da fábrica de São Bernardo, existe uma em Lorena e uma em Lages, em Santa Catarina.
     
  • Nos anos 80, a Yakult expandiu sua linha de produtos, lançando o Taffman-E, um repositor de nutrientes para o homem, e o Tonyu, bebida com sabores à base de soja. Nos anos 90, veio o Hiline, repositor de nutrientes para mulheres.


Produtos Yakult (Yakult/Divulgação)

  • O formato da embalagem como a conhecemos hoje tem uma história curiosa. Ele pode ter sido inspirado nas bonecas japonesas Kokeshis, originárias do norte do Japão. A história, no entanto, não é confirmada pela empresa.


O frasco de Yakult e uma boneca Kokeshi (Reprodução/Veja SP)

  • Cada frasco de Yakult contém cerca de 16 bilhões de lactobacilos casei Shirota. O produto turbinado da marca, chamado Yakult 40, contém cerca de 40 bilhões desses microrganismos.
     
  • A tradicional embalagem do leite fermentado Yakult é a mesma em todo o mundo, com 65 ml, ou 80 g. Somente em algumas regiões da Ásia ela é um pouco maior, com 100ml.
  • A empresa Yakult é dona de um time de beisebol no Japão, o Tokyo Yakult Swallows. A equipe foi fundada em 1950 e já ganhou o campeonato de beisebol japonês por cinco vezes, a última em 2001.


Time de beisebol Tokyo Yakult Swallows (Reprodução/Veja SP)

As informações são da VEJA São Paulo.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIA APARECIDA DOS SANTOS

EM 02/01/2019

Eu fui uma das mulheres Yakult! Trabalhei no ano de 1978. Por pouco tempo mas foi uma experiência enriquecedora! Tenho lindas lembranças! Durante esse período eu me preparei para o Vestibular no qual fui aprovada no curso de Enfermagem. Hoje sou Enfermeira e já me encontro aposentada. Lembro de ter participado da festa de 5 anos da Yakult no Rio de Janeiro! Ganhei uma bandeja inox, que guardo até hoje. Abraços a todos!