Danone sente crise espanhola

A crise que abala a Europa, começa a ser sentida também pela francesa Danone. O Valor divulgou ontem que a empresa emitiu um alerta de lucro, apresentando queda no consumo no sul da Europa, em especial, na Espanha. Segundo a reportagem, a deterioração foi mais rápida do que o esperado. No entanto, a francesa tem a expectativa de que a receita seja compensada pelo crescimento nos países em desenvolvimento.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A crise que abala a Europa, começa a ser sentida também pela francesa Danone. O Valor divulgou ontem que a empresa emitiu um alerta de lucro, apresentando queda no consumo no sul da Europa, em especial, na Espanha. Segundo a reportagem, a deterioração foi mais rápida do que o esperado. No entanto, a francesa tem a expectativa de que a receita seja compensada pelo crescimento nos países em desenvolvimento.

A Nestlé também alertou que o comércio tem-se tornado mais difícil na Espanha, Grécia, Itália e partes da periferia da Europa.

A Danone previa que sua margem operacional ficaria estável nesse ano, mas ao que tudo indica ficará meio ponto percentual abaixo dos 14,72% alcançados em 2011. Segundo o diretor financeiro da Danone, Pierre-André Térrisse, a Espanha é responsável por cerca de 7% das vendas.

A empresa francesa está mais exposta à crise devido a sua restrita gama de produtos quando comparada às rivais. Com cerca de 58% de suas vendas globais provenientes de sua divisão de produtos lácteos frescos, os analistas dizem que a empresa está sendo atingida por consumidores que estão migrando para produtos mais baratos devido à crise.

O aumento no custo de matérias-primas como o soro, proteínas do leite e embalagem também foram pontuadas como agravantes da situação.

As ações da Danone já sofreram consequências da notícia, terminando o pregão de Paris com queda de 6%. Térrisse, o diretor financeiro, disse que a Danone não está nem excessivamente otimista nem tentando esconder a situação. "Decidimos comunicar isso agora porque achamos que esta é uma informação relevante e a credibilidade e honestidade da administração exige que a gerência comunique as más notícias quando elas existem".

A matéria é da Equipe MilkPoint, com informações do Valor.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?