Danone investe em iogurtes no mercado da Índia

O Grupo Danone tem se voltado às mulheres da Índia, ao invés de contar com suas estratégias globais testadas, para o desenvolvimento de produtos e embalagens para o mercado indiano. "As mulheres jovens, donas de casa e profissionais, no grupo etário de 18 a 29 anos, estarão impulsionando o crescimento de iogurtes embalados no país ao invés do[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Grupo Danone tem se voltado às mulheres da Índia, ao invés de contar com suas estratégias globais testadas, para o desenvolvimento de produtos e embalagens para o mercado indiano.
“As mulheres jovens, donas de casa e profissionais, no grupo etário de 18 a 29 anos, estarão impulsionando o crescimento de iogurtes embalados no país ao invés do feito em casa”, disse o diretor gerente da Danone Food and Beverages India, Jochen Ebert.

A subsidiária indiana da companhia francesa está regularmente se envolvendo com seus principais consumidores – “mulheres jovens trabalhadoras” – para guiar o desenvolvimento de produtos. Como resultado, a companhia lançou produtos como Dahi, Mishti Doi, lassi e Chaas (soro de leite coalhado).


Jochen Ebert, diretor gerente da Danone Foods & Beverages Índia. Foto do site www.foodbev.com

“Trabalhamos como uma típica start-up quando planejamos nossos investimentos. Esses variam de produto para produto, dependendo do seu sucesso e do seu fracasso. A Índia é um país único em termos de hábitos alimentares, o que nos diz que não podemos copiar e colar o nosso portfólio na Europa”.

A Danone não é uma companhia de lácteos, mas sim, uma companhia de ‘dahi’ (iogurte), disse Ebert, acrescentando: “Em última análise, tudo se resume no crescimento do consumo per capita de iogurte ou dahi na Índia”.

Embora o produto possa ser caro, a intenção é oferecer um produto que o consumidor queira comprar novamente, disse ele. De acordo com isso, a companha também decidiu sua base de consumidores, tendo como alvo as cidades metropolitanas.

“Nossa estratégia na Índia é aumentar o consumo per capita de iogurte ou dahi. Hoje, o consumo per capita de iogurte é de apenas 3 quilos, o que inclui o dahi feito em casa – em comparação com a França, onde o consumo per capita é de 30 quilos. Assim, a Índia ainda está em estágio nascente e acreditamos que o crescimento do consumo de iogurte por pessoa é a chave agora”.

Ebert acredita que somente em longo prazo a Índia se tornará um mercado em jogo para os fabricantes de iogurte. No setor de varejo, embora ele concorde que a Danone tem participação menor que seus concorrentes, Ebert disse que o mercado no país é altamente fragmentado e o comércio moderno ainda está em estágio nascente. Além disso, normas estritas de compras da companhia tornam sua expansão no setor de produtos lácteos frescos desafiadora.

Não são as Leis de Alimentos da Índia, mas as normas internas de obtenção de produtos que dificultam o uso de quase 90% do leite local. A Danone também segue o modelo de distribuição direta, o que significa que transporta produtos da fábrica para as lojas de Kirana através de seus caminhões próprios. Entretanto, a companhia está agora também buscando trabalhar com distribuidores desde que se certifique de que eles seguem as normas rígidas de qualidade.
Para capturar o mercado indiano, a companhia lançou seus produtos prontos para uso, como smoothies de chocolate e leite.

A reportagem é do The Hindu Business Line, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?