Dairy Farmers of Canada diz que acordo CPTPP revisado coloca os produtos lácteos canadenses em risco

A Dairy Farmers of Canada respondeu à informação de que o Canadá provavelmente assinará o acordo CPTPP revisado (Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífico - antigo TPP).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

A Dairy Farmers of Canada respondeu à informação de que o Canadá provavelmente assinará o acordo CPTPP revisado (Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífico – antiga TPP).

O acordo inclui as concessões de acesso ao mercado originalmente acordadas em outubro de 2015, quando os EUA, a maior economia do mundo, ainda fazia parte do acordo. A DFC disse que, embora a perda dos EUA represente uma perda de cerca de 60% do PIB do mercado da TPP original, as concessões originais ao mercado doméstico de lácteos no Canadá permanecem, questionando se o acordo é do melhor interesse dos canadenses.

Continua depois da publicidade

A organização disse que embora alguns setores possam ver os recentes desenvolvimentos do CPTPP como positivos, é "um dia sombrio para os 221 mil canadenses que dependem do setor de lácteos para seu sustento".

Continua depois da publicidade

Pierre Lampron, presidente da DFC, disse: "Por um lado, o governo canadense declarou repetidamente que quer um setor de lácteos vibrante, forte e crescente que crie empregos e promova investimentos; por outro lado, continua prejudicando nosso mercado doméstico de lácteos, primeiro através do Acordo Integral de Economia e Comércio (CETA), e agora através do CPTPP.

"O governo precisa entender que ao continuar fazendo essas concessões, está colocando o setor de lácteos canadense em perigo".

NAFTA

O anúncio coincide com as renegociações do NAFTA, que a DFC também disse que ameaça enfraquecer a indústria de lácteos canadense.

A DFC disse que é fundamental que o governo canadense entenda que, quando se trata da renegociação do NAFTA, eles não devem mais dar as costas a centenas de milhares de agricultores e trabalhadores do setor canadense de produtos lácteos.

"Nossa mensagem para o governo canadense, já que está negociando o NAFTA, é simples: não há mais concessões”, disse Lampron.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Jan van den Broek
JAN VAN DEN BROEK

PARANAPANEMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/01/2018

Me parece uma situação bastante simular a dos produtores de leite do Mercosul no que se refere as negociações com a União Européia.

Sendo neste caso o governo brasileiro o maior interessado na abertura para o mercado de carne e a União Européia em contrapartida no acesso livre ao mercado de lácteos brasileiro, tendo em vista a extinção da tarifa comum de importação (TEC) que rebaixaria o preço do produto europeu em quase 30%. Tomara que Brasil negocie logo umas cotas com o Uruguay e a Argentina e que os hermanos nos protejam dos estoques Europeus.

Pouca informação se acha na mídia láctea a respeito das consequências destas negociações para os produtores brasileiros. Uma pena !
Qual a sua dúvida hoje?