O objetivo do convênio é apoiar a inclusão dos agricultores familiares aos processos de agroindustrialização da produção, gerando mais emprego e rentabilidade, a partir da oferta de produtos de origem animal regularizados. O convênio firmado foi no valor de dois milhões de reais para desenvolver o setor.
A agricultura familiar é responsável pela produção de grande parte dos alimentos consumidos, sendo um importante segmento agropecuário de Minas Gerais. Em 2012, o IMA realizou um diagnóstico que constatou 648 agroindústria em funcionamento e produzindo alimentos. Destas, 208 já receberam o cadastro e a meta é cadastrar um total de 250 até o final de 2014.
O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, destaca a importância da regularização e desenvolvimento desta esfera. “É necessário dar credibilidade a esses estabelecimentos através da formalização da agricultura familiar, o que beneficia não só os produtores, mas os consumidores finais,” comenta.
Capacitação dos Agricultores Familiares
O IMA firmou uma parceria com o Senar Minas para capacitar as agroindústrias familiares em Boas Práticas na Fabricação. O curso é oferecido aos agricultores indicados pelo IMA.
A finalidade é possibilitar a legalização dos produtos a serem oferecidos ao mercado. As agroindústrias contempladas para esta iniciativa são pescados, leite, mel, ovos, carnes e seus derivados.
A notícia é da Agência Minas