FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Controlada no Tocantins, vacinação contra brucelose atinge 94,04% das bovídeas em idade vacinal

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/01/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou nesta quinta-feira, 14, o índice de cobertura vacinal contra brucelose do segundo semestre de 2020. Pelos dados, foram vacinadas 94,04% do rebanho de bovídeas do Estado com idade entre 3 e 8 meses, somando 354.420 bezerras. O índice está bem acima da meta preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que é de 80%.

Para o presidente da Adapec, Paulo Lima, o índice alcançado, demonstra o compromisso dos produtores rurais com a cadeia produtiva da pecuária tocantinense. “O pecuarista sabe da sua responsabilidade e da importância da vacinação contra brucelose para o controle desta doença que traz prejuízos econômicos e afeta a saúde pública,” disse o presidente, acrescentando também o papel do Governo do Estado, por meio da Adapec no controle da zoonose.

A responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro, explicou que os produtores que deixaram de vacinar as bezerras com a vacina Cepa B19 serão autuados pela Adapec com multa no valor de R$ 5,32 por fêmea não vacinada e R$ 127,69 pela não declaração e, além disso, terão a ficha cadastral bloqueada até a apresentação da declaração de vacinação com a vacina Cepa RB 51.

Para executar a vacinação com a RB 51, o produtor rural deve procurar um médico veterinário cadastrado na Adapec para fazer a vacinação dos animais e emitir o atestado de vacinação para comprovação junto à Agência e desbloqueio de ficha de movimentação. Vale ressaltar que esta vacina contra brucelose é de microorganismos vivos atenuados, por isso, só deve ser feita por estes profissionais devidamente cadastrados.

As informações são da Embrapa. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint