Itamar Tang, 42 anos, proprietário da vaca, não dispensou a tradição: juntamente com a sobrinha e afilhada Gabriela Tang, 10 anos, ele participou na tarde desta terça-feira do Banho de Leite, na pista de julgamento de vacas leiteiras do Parque Assis Brasil, em Esteio.

Foto: Inézio Machado/GES
Para chegar ao resultado, foram feitas cinco ordenhas. As duas melhores foram eliminadas, as três restantes são somadas. De acordo com Tang, a vaca produziu, em média, nas últimas três semanas, de 78 a 80 litros por dia. - Aqui na feira ela continuou com a mesma alimentação da granja, porém com um monitoramento mais detalhado. Segundo ele, o concurso ajuda na visibilidade da granja, além de transmitir mais credibilidade aos clientes.
A propriedade é familiar e se dedica exclusivamente à produção leiteira e de genética. Itamar, com um pai e um funcionário, dá conta de cuidar de 39 vacas em lactação. Juntas, elas produzem, em média, 1.490 litros de leite por dia, que são comercializados para uma cooperativa.
O campeonato de vaca jovem foi para Granja Cichelero (box: 2500), de Carlos Barbosa, estreante em feiras. Carlos Barbosa Grcichelero 133 Locust produziu 66.716 quilos de leite em três ordenhas. Visivelmente emocionado e com os olhos marejados, o proprietário do animal, Avelino Dora Chichelero conta que só participou do concurso por insistência de um funcionário. - Valeu a pena, agora acho que vamos vir novamente - conta.
Com 75 vacas, cada uma produzindo em média 45 litros de leite por dia, a granja se dedica a produção de queijos coloniais e parmesão. Para o banho, é utilizada uma pequena quantidade de leite impróprio para consumo misturado com água. Ele foi tirado de uma vaca que está sendo medicada.
A matéria é do Zero Hora, adaptada pela Equipe MilkPoint.
