ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNA pede apoio ao governo para aquisição de insumos para produção de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/11/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

O aumento nos custos de produção e a queda nos preços pagos pela indústria aos produtores de leite levaram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) a pedir a ajuda da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para que os pecuaristas consigam comprar os insumos da ração animal mais baratos.

Em ofício endereçado à ministra, a CNA relata que o custo da ração concentrada, responsável por 40% do custo do produtor de leite, aumentou muito este ano em função das cotações recorde de milho e farelo de soja. Os preços dos dois insumos em outubro apresentam elevações de 75,2% e 96,6%, respectivamente, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A expectativa é de manutenção nas altas até o início da colheita da safra 2020/21, em janeiro. Segundo a CNA, apesar de os lácteos terem atingido cotações históricas este ano, o setor ainda não recuperou os prejuízos causados pela pandemia. Desde o início do ano, o preço do leite no campo registra alta acumulada de 55,4%, em termos reais, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), para R$ 2,1319 por litro pagos ao produtor em setembro.

A entidade diz que a margem bruta da atividade foi 29,5% menor no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019 e que a produção de leite diminuiu 11,7% de janeiro a junho, de acordo com o Cepea e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

"Os Conselhos Paritários de Produtores e Indústrias de Leite (Conseleites) já apontaram tendência de redução de 4,8% no valor do leite produzido em outubro, a ser pago em novembro, e a perspectiva é que essa queda continue até o final do ano", continua o ofício.

A oferta de leite deve aumentar. O Cepa indicou alta de 13% no volume captado no terceiro trimestre ante o segundo e as importações de produtos lácteos aumentaram 78,5% em volume nos meses de agosto e setembro, comparados a igual período de 2019.

O consumo de leite e derivados deve "contrair significativamente", aponta a CNA, devido à "redução do valor do auxilio emergencial e a iminência do encerramento dessa política, além da pressão inflacionária dos alimentos".

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures