A companhia americana de iogurte grego Chobani começou a tirar sua linha de iogurtes das prateleiras do Reino Unido antes do relançamento de produtos “de origem local” em 2014 ou 2015.
A companhia, que tem sede em Nova York, disse que pretende estabelecer operações de processamento de iogurte no Reino Unido e que se retiraria do mercado até que uma base de produção doméstica estivesse montada e funcionando.
A Chobani espera que a maioria dos produtos seja removida das prateleiras até o começo de 2014 e espera que o relançamento ocorra dentro de 12 a 14 meses. Atualmente, todo o iogurte da Chobani vendido no Reino Unido é enviado de plantas de processamento em New Berlin, Nova York. A Chobani disse que o plano sempre foi produzir seu iogurte que tem baixo teor de gordura e alto teor de proteína no Reino Unido. “Nossa meta sempre foi oferecer o Chobani como um produto localmente obtido, produzido e processado”, disse o porta-voz da companhia. “Estamos atualmente conversando com potenciais sócios e nossa expectativa é começar a produzir o Chobani no Reino Unido e criar empregos lá. Enquanto fazemos a transição para esse modelo, decidimos temporariamente retirar nossos produtos do Reino Unido”.
Atualmente, a Chobani tem plantas em Nova York, Idaho e próximo a Melbourne, na Austrália. De acordo com o porta-voz, a produção local tem se mostrado “bem sucedida nos Estados Unidos e na Austrália”. As esperanças são de alcançar o mesmo resultado no Reino Unido”.
O porta-voz disse que a Chobani planeja abrir lojas, similares a seu Chobani SoHo café em Nova York, e está “ativamente procurando propriedades no Reino Unido”.
A Chobani primeiramente chegou às prateleiras dos Estados Unidos em 2007. Seis anos depois, a marca já controlava cerca de 40% da crescente categoria de iogurte grego nos Estados Unidos. Esperando capitalizar sobre esse crescimento meteórico nos Estados Unidos, a Chobani expandiu fora do país – para Austrália, Canadá e Reino Unido. Porém, desde sua introdução no Reino Unido em setembro de 2012, a Chobani vem lutando para ter o mesmo sucesso obtido nos Estados Unidos – parcialmente como resultado de uma liminar do Tribunal Superior. Em março de 2013, o Tribunal Superior do Reino Unido proibiu a Chobani de usar o termo “iogurte grego” para comercializar seus produtos na Inglaterra e no País de Gales. Como resultado, a empresa e outros vários processadores de iogurtes foram forçados a alterar os rótulos de seus produtos, com a Chobani optando então pelo termo “Strained yogurt” (iogurte reforçado). Um apelo à decisão deverá ser ouvido no final desse ano.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.