Pelo acordo, a TPG (antes Texas Pacific Group) terá uma cadeira no conselho de administração da Chobani; enquanto o fundador e diretor executivo, Hamdi Ulukaya – que retém sua participação majoritária no negócio após esse acordo – será o presidente.
A Chobani, que tem fábricas em Nova York, Idaho e Austrália, escolheu a TPG como sócia em parte por causa da experiência que essa será capaz de proporcionar caso opte por ir a público através de uma oferta pública inicial (IPO) e em parte porque houve um bom ajuste cultural.
Embora os US$ 750 milhões sejam na forma de um empréstimo, a TPG está também recebendo garantias que podem permitir que obtenha uma participação acionária na Chobani de menos de 20% ou até 33%.
“Esse investimento nos dá recursos adicionais para construir nossa força, financiar nossas inovações e alcançar novas pessoas. Mais importante ainda, nos posiciona para cumprir com nossa visão de fornecer o melhor alimento para as pessoas”, disse Ulukaya.
“Hamdi e a equipe da Chobani conseguiram em sete anos transformar o lançamento do iogurte grego, de qualidade e nutritivo na América, em um negócio altamente bem sucedido. Estamos ansiosos pelo futuro crescimento e expansão da Chobani trazendo as habilidades que desenvolvemos em ajudar a construir companhias, como J. Crew e Neiman Marcus”.
Entre outras coisas, o dinheiro será usado para ajudar a financiar os planos de expansão internacional da Chobani na Ásia e na América Latina, além de uma série de novos produtos que serão lançados no verão.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint Brasil.