A China Mengniu Dairy Co. se tornará um patrocinador de segundo nível, ganhando o direito de transmitir um comercial de sete minutos durante cada uma das 64 partidas da Copa do Mundo em 2018. A empresa se une ao conglomerado chinês Dalian Wanda Group Co., ao fabricante de eletrônicos Hisense Group Corp. e à Vivo. O surgimento da Mengniu como patrocinadora da China está provocando algumas especulações de que o país mais populoso do mundo está se promovendo para sediar o evento.
A mudança nos acordos globais de patrocínio é "um sinal de que a China está apenas começando a flexionar um pouco mais o músculo financeiro dentro da FIFA, de olho nos direitos de sediar a Copa do Mundo da 2030", disse Jon Tibbs, especialista em comunicação e marcas esportivas da JTA.
"O evento de 2018 ainda precisa de mais dois patrocinadores", disse o vice-presidente da FIFA, Philippe le Floc'h, em uma entrevista. "Nós temos uma encaminhada, que não é uma empresa chinesa. Para a outra, temos várias opções”.
Para a Mengniu, que faz a maior parte das suas vendas na China, mas que busca expansão de forma mais agressiva para o exterior, os comerciais que poderá transmitir durante a Copa do Mundo de 2018 oferecem exposição aos 2,7 bilhões de fãs de futebol do mundo. "Este é um passo muito importante para que a Mengniu se torne global e para reconstruir a confiança do mundo na indústria de lácteos da China", disse Lu Minfang, diretor-executivo da empresa.
As informações são do Bloomberg, traduzidas pela Equipe MilkPoint.