A empresa e seus pares domésticos ainda sofrem por uma crise no mercado doméstico da China, após um escândalo há uma década que deixou centenas de bebês doentes pela contaminação de fórmulas infantis com melamina. Desde então, a Inner Mongolia Yili Industrial Group Co. e outras empresas, como a Mengniu, tentaram recuperar a confiança dos consumidores chineses em um dos maiores mercados de lácteos do mundo.
Após mais de uma década de expansão vertiginosa, a economia da China está entrando em uma nova fase de crescimento mais lento, onde a qualidade se tornará cada vez mais importante para os consumidores tradicionalmente preocupados com os custos, disse Jianqiu.
Ele disse que os consumidores chineses desenvolveram uma propensão para a compra de certos produtos no exterior. A fórmula infantil cai nessa categoria após a crise anterior, com os novos pais desconfiados das marcas domésticas, muitas vezes trazendo grandes estoques de produtos estrangeiros de suas viagens no exterior.
"À medida que os consumidores chineses viajam por todo o mundo e compram quantidades recordes de bens, isso é uma evidência de que a era da qualidade de consumo começou", disse ele. "Como as empresas responderão?"
A Yili é a maior companhias de lácteos da China com 22 bilhões de yuans (US $ 3,3 bilhões) em vendas no ano passado, um pouco à frente da segunda empresa, China Mengniu Dairy Co. Ltd., de acordo com a Euromonitor International. Entre as marcas estrangeiras, apenas a Want Want de Taiwan e a Nestlé da Suíça chegaram ao top 10 no ano passado, terminando em sexto e sétimo, respectivamente.
Mas o quadro muda dramaticamente na categoria de fórmulas infantis, com apenas uma empresa chinesa, a Feihe, nos seis primeiros lugares, refletindo a persistente desconfiança do consumidor após o escândalo de melamina. A Yili vem em sétimo nessa categoria, com vendas de apenas um terço da líder da indústria, Nestlé, de acordo com o Euromonitor.
Com o objetivo de melhorar seus produtos e expandir globalmente, a Yili criou uma rede mundial de pesquisa que inclui presenças na Austrália, Europa e América do Norte.
"Eu acho que no futuro, a qualidade dos produtos chineses receberá o reconhecimento de mais e mais países em todo o mundo", disse Zhang. "Temos um pequeno objetivo, que é permitir que 2 bilhões de consumidores em todo o mundo desfrutem nossos produtos até 2020".
As informações são do Caixin Global, traduzidas pela Equipe MilkPoint.