Desde o início do ano o preço pago no campo teve um aumento de 12% e o preço do leite UHT, manteve-se estável. Outro fator seria o preços relativos dos lácteos nacionais frente aos importados, o que tem prejudicado a venda dos produtos pelos laticínios brasileiros.
Por outro lado os custos de produção tem apertado a margem do produtor de leite. O relatório apresenta que em abril, o custo operacional efetivo (COE) ficou 7% acima do observado no mesmo período do ano passado e 20% superior ao de abril/10 (sem considerar a inflação do período). A mão de obra e valor gasto com concentrados foram os principais responsáveis por esse aumento nos custos.
No mês de abril deste ano o ICPLeite/Embrapa índice que mede a variação no custo de produção do leite, foi 186,64 (gráfico 1). Este valor indica que em abril o ICPLeite/Embrapa teve alta de 0,08% comparado ao mês anterior. Já em relação ao mesmo período do ano passado os custos aumentaram em 15,4%. No acumulado ano o grupo mão de obra foi o que apresentou a maior alta, com 11,92%, seguido do grupo sanidade (gráfico 2).
Gráfico 1. Evolução do Índice de custo de produção de leite abril/2011 a abril/2012. Base: abr./2006 = 100.

Gráfico 2. Variações percentuais do Índice de Custo de Produção de Leite, geral e por grupos, acumulado em 2012.

Segundo a pesquisa mensal realizada pelo Cepea referente às expectativas sobre o comportamento dos preços a serem pagos no mês seguinte, 59% dos compradores de leite entrevistados (que representam 79% do volume de leite da amostra) acreditam em queda dos preços do leite a serem pagos em junho. Para 23% dos agentes consultados pelo Cepea (que respondem por 15% da amostra), deve haver estabilidade e 18% dos agentes (responsáveis por 6% do volume amostrado) acreditam em alta de preços.
Em maio, o preço médio pago pelo leite aos produtores foi de R$ 0,8742/litro (referente à produção entregue em abril) alta de 0,8% em relação ao mês anterior. Em termos reais, o preço do leite ficou 0,5% abaixo do registrado em maio/11. (gráfico 3)
Gráfico 3: Preços nominais pagos ao produtor (fonte: Cepea)

O Cepea começou a pesquisar também o mercado de leite nos estados do Espírito Santo e Ceará. No primeiro estado, por enquanto, serão divulgados os preços médios apenas da mesorregião Sul Espírito-Santense. Já no Ceará, passam a ser divulgados valores para três mesorregiões: Sertões Cearenses, Metropolitana de Fortaleza e Centro-Sul Cearense.
Tabela 1. Preços pagos pelos laticínios (brutos) e recebidos pelos produtores (líquidos) em MAIO referentes ao leite entregue em ABRIL.

Fonte: Cepea-Esalq/USP.
Preços em estados que não estão incluídos na "média nacional" - RJ, MS, ES e CE

Fonte: Cepea-Esalq/USP.
A matéria é do MilkPoint com infomrações do Cepea e Embrapa.
