CEPEA/LEITE: agentes acreditam em recuo nos preços apesar da entressafra

Segundo o relatório mensal do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a expectativa é de baixa no preço do leite, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste do País. Mesmo em plena entressafra, as empresas alegam redução nas margens de lucro, devido ao aumento do preço da matéria-prima nos últimos meses e a relativa estabilidade dos valores dos derivados no segmento atacadista.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 16
Ícone para curtir artigo 0

Segundo o relatório mensal do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a expectativa é de baixa no preço do leite, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste do País. Mesmo em plena entressafra, as empresas alegam redução nas margens de lucro, devido ao aumento do preço da matéria-prima nos últimos meses e a relativa estabilidade dos valores dos derivados no segmento atacadista.

Desde o início do ano o preço pago no campo teve um aumento de 12% e o preço do leite UHT, manteve-se estável. Outro fator seria o preços relativos dos lácteos nacionais frente aos importados, o que tem prejudicado a venda dos produtos pelos laticínios brasileiros.

Por outro lado os custos de produção tem apertado a margem do produtor de leite. O relatório apresenta que em abril, o custo operacional efetivo (COE) ficou 7% acima do observado no mesmo período do ano passado e 20% superior ao de abril/10 (sem considerar a inflação do período). A mão de obra e valor gasto com concentrados foram os principais responsáveis por esse aumento nos custos.

No mês de abril deste ano o ICPLeite/Embrapa índice que mede a variação no custo de produção do leite, foi 186,64 (gráfico 1). Este valor indica que em abril o ICPLeite/Embrapa teve alta de 0,08% comparado ao mês anterior. Já em relação ao mesmo período do ano passado os custos aumentaram em 15,4%. No acumulado ano o grupo mão de obra foi o que apresentou a maior alta, com 11,92%, seguido do grupo sanidade (gráfico 2).

Gráfico 1. Evolução do Índice de custo de produção de leite abril/2011 a abril/2012. Base: abr./2006 = 100.
Figura 1


Gráfico 2. Variações percentuais do Índice de Custo de Produção de Leite, geral e por grupos, acumulado em 2012.
Figura 2


Segundo a pesquisa mensal realizada pelo Cepea referente às expectativas sobre o comportamento dos preços a serem pagos no mês seguinte, 59% dos compradores de leite entrevistados (que representam 79% do volume de leite da amostra) acreditam em queda dos preços do leite a serem pagos em junho. Para 23% dos agentes consultados pelo Cepea (que respondem por 15% da amostra), deve haver estabilidade e 18% dos agentes (responsáveis por 6% do volume amostrado) acreditam em alta de preços.

Em maio, o preço médio pago pelo leite aos produtores foi de R$ 0,8742/litro (referente à produção entregue em abril) alta de 0,8% em relação ao mês anterior. Em termos reais, o preço do leite ficou 0,5% abaixo do registrado em maio/11. (gráfico 3)

Gráfico 3: Preços nominais pagos ao produtor (fonte: Cepea)

Figura 3


O Cepea começou a pesquisar também o mercado de leite nos estados do Espírito Santo e Ceará. No primeiro estado, por enquanto, serão divulgados os preços médios apenas da mesorregião Sul Espírito-Santense. Já no Ceará, passam a ser divulgados valores para três mesorregiões: Sertões Cearenses, Metropolitana de Fortaleza e Centro-Sul Cearense.

Tabela 1. Preços pagos pelos laticínios (brutos) e recebidos pelos produtores (líquidos) em MAIO referentes ao leite entregue em ABRIL.
Figura 4
Clique na imagem para ampliá-la.

Fonte: Cepea-Esalq/USP.

Preços em estados que não estão incluídos na "média nacional" - RJ, MS, ES e CE
Figura 5
Clique na imagem para ampliá-la.

Fonte: Cepea-Esalq/USP.

A matéria é do MilkPoint com infomrações do Cepea e Embrapa.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 16
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Rinaldo de paula campos
RINALDO DE PAULA CAMPOS

LIMA DUARTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/09/2012

O  UNICO CAMINHO  QUE  TEMOS  PARA  OBTERMOS  ALGUN  RECONHECIMENTO  LEGAL  E   GREVE   NA  CADEIA DE LEITE
darlani  porcaro
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/06/2012

Obrigado pela resposta, é o único caminho que temos para obtermos algum reconhecimento legal. Vamos ver se neste ano teremos mais políticos interessados pelo setor.
darlani  porcaro
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/06/2012

Precisamos é de políticos sérios no setor,que tenham uma afinidade com o sistema de leite no Brasil, caso contrário, não tem jeito. O MilkPoint poderia  muito bem nos orientar quanto a isto.

<b>Darlani,</b>
Nas eleições passadas, abrimos espaço para políticos com plataforma voltada para o leite enviarem suas propostas para publicarmos no site. Recebemos algumas poucas indicações, mas já foi o começo. Quem sabe nesse ano temos mais dados para escolher.
Obrigado pela colaboração.
Hildebrando de Campos Bicudo
HILDEBRANDO DE CAMPOS BICUDO

ARCEBURGO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/06/2012

Fatalmente teremos que reduzir a produção e aumentar a produtividade, reduzindo gastos com concentrado e mão de obra. Não conseguiremos fugir de uma comparação de preços com o mercado globalizado, o governo não tem interesse em forçar limites de importação para paises do mercosul porque quer exportar manufaturados, desemprego de 1.000 numa fábrica de automóveis é o fim do mundo, cortam IPI, depósito compulsório para facilitar financiamentos, mas desemprego de milhares no campo não vira noticia e a midia não dá cobertura.Então é cada um dar os pulos como puder, as cooperativas , a grande maioria, apenas repassam o que recebem e estão em situação semelhante aos produtores.Os que tiverem condições, arrendem as terras para cana e eucalipto, os demais apertem o cinto, como no filme ¨O piloto sumiu¨
Ednilson Alves silva
EDNILSON ALVES SILVA

SANTO ANDRÉ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/06/2012

Acredito que a melhor maneira para sair desses momentos de vaca magra é a gente manter a produção  ao menor  gasto possivel  procurar dentro do possivel estruturar melhor a propriedade e o laticinio da um suporte ao pequeno e medio produtor levando ao produtor conhecimento tecnologico.
VINICIUS ANDRE DE ANDRADE
VINICIUS ANDRE DE ANDRADE

BOM JARDIM - RIO DE JANEIRO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 07/06/2012

Acho que a única solução para este enorme problema seria o governo retirar os impostos da cadeia lactea, por que se colocarmos na ponta do lapis é exatamente ele quem mais ¨ganha¨ em toda a extenção do campo a mesa do consumidor. Não adianta só criar planos para incentivar o produtor ou a industria, é só o governo retirar o seu peso do setor que tudo funcionará melhor. Mesmo por que de todos os que vivem deste miraculoso liquido, ele é o unico que não sabe o que investir em uma boa matriz leiteira ou em tecnologia para industrializar o seu produto.

Vinicius André

Bom Jardim _ RJ - industria de laticinios.
Aroldo Augusto Martins
AROLDO AUGUSTO MARTINS

EDEALINA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/06/2012

Eu estou cansado de entrar ano e sair ano e as coisas não muda basta , uma crise seja do que for o preço para o produtor cai e nos super mercados sobe isso é comico como trata os produtores basta a gente colocar o nariz de palhaço kkkkk
Carolina Castello Branco Barros
CAROLINA CASTELLO BRANCO BARROS

VALENÇA - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/06/2012

Que horror !!!! E os nossos insumos estão cada dia mais caros, reduzindo cada dia mais a nossa margem de lucro e agora os coitadinhos dos Laticínios estão diminuindo seus enormes lucros ?  Ai como estou com pena deles !!!!! Entretanto, vão tirar dos miseráveis produtores .... Cadê os nossos representantes ?

Abraços,

Carolina.
Savio
SAVIO

BARBACENA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 05/06/2012

Marcello Moura,

Concordo com você que o desestímulo a produção pode ser muito perigoso ao futuro da cadeia. Porém, a realidade é que não é mais possível a indústria pensar em preservar o preço do leite ao produtor, a questão imediata é matemática..

Muitas que seguiram esse pensamento não estão mais em condições de continuar na atividade.

É muito claro que a crise econômica atual está antecipando o processo natural de equiparação de preço do leite nacional ao produzido no mundo todo. Essa é uma realidade ainda mais perigosa, porque temos o custo Brasil e a qualidade inferior ao resto do mundo, fator que dificulta nossa competitividade nessa equiparação de preços.

Abraço,
Lucas Batista
LUCAS BATISTA

ORIZONA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/06/2012

Amigo Henrique Lopes, lembro que anos atras, durante uma crise do leite, uma Lideranca do setor que deveria nos defender, propos que todos os produtores de leite reduzissem de 10 a 20% a sua producao como se as vacas fossem uma industria automobilistica! Isso não da certo......os prejuizos na reproducao das vacas sao muito maiores do que o possivel beneficio de aumento do preco apos a reducao da oferta do leite. Temos e que procurar reduzir outros custos e nos articular melhor!
Marcello de Moura Campos Filho
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/06/2012

As empresas de lacticínios alegam que em função da redução da margem de lucro dos últimos meses tem que reduzir ao preço aos produtores para recuperar suas margens.

Ora os produtores a anos tem muito baixas e muitos amargam prejuizos a anos!

Os custos de produção estão muito altos, estamos começando a entresafra.

Já disse e repito: se a industria fizer isso o tiro pode sair pela culatra, reduzir a produção nacional (a única opção do produtor para diminuir o prejuizo vai se reduzir a produção ou até mesmo deixar de produzir ) e aumentar a importação, e o custo disso vai ser alto para a indústria nacional, que vão perder espaço para as estrangeiras ou pagar mais aos produtores do que estão pagando hoje para ter matéria prima para processar.

É bom que a indústria pense bem antes de forçar a baixa dos preços aos produtores.

Marcello de Moura Campos Filho
Silas Arcanjo da Silva
SILAS ARCANJO DA SILVA

ITAPURANGA - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 04/06/2012

Bem amigos, aqui em Goiás, que hoje ocupa o 5º lugar na produção nacional a situação anda tão complicada que já estamos nos aproximando do 9º lugar.

Vamos todos para a cidade viver de renda cidadã.
Henrique Lopes
HENRIQUE LOPES

ITABIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/06/2012

O jeito e soltar as vacas no pasto e ordenhar o leite que der. Não compensa gastar concentrado para produzir leite e ter que pagar para vender leite! Leite a R$ 0,85 centavos e anunciar queda em pleno periodo de estiagem e querer acabar com a producao nacional.
Marcio
MARCIO

SÃO JOÃO NEPOMUCENO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/06/2012

sou professor do estado de mg trabalho durante a semana 32ha e recebo em torno de 3 sal. minimos. Sou PRODUTOR DE LEITE na zona da mata mineira participo de progamas de incentivo de produção e qualidade do leite ,juntamente com meus filhos de 15 e 17 anos e minha esposa e nao estou vendo perspectiavas de melhoras do setor mesmo com 200 litros diarios(ESTOU NO LEITE A MAIS DE 25 ANOS).


ONDE FOI QUE EU ERRRREEEIIII.
José Lemes Baltazar
JOSÉ LEMES BALTAZAR

FORMIGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/06/2012

E impossivel produzir leite com esses precos atuais e ainda mais com essa baixa de preco! A nossa salvacao que deveriam ser as Cooperativas estao pior do que as industrias! Onde estao nossos dirigentes e Liderancas que não olham para nos produtores de leite! Queda de leite em pleno mes de Abril e Maio, e agora a partir de Junho e para pensar em parar de tirar leite.
Junior Catanduva
JUNIOR CATANDUVA

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 02/06/2012

Materia bem realista com a situacao de mercado! So reforcando o inicio da materia, as industrias, não so viram suas margens de lucro reduzirem, mas muitas amargam prejuizos e atrasam pagamentos de produtores! Fica dificil competir com os produtos importados!
Qual a sua dúvida hoje?