Câmara Setorial do Leite inicia debate sobre a criação do Sistema de Inteligência Colaborativa
Criar um banco de dados oficial que possa dar base para a tomada de decisão e melhorar a competitividade da cadeia do leite. Esse é o objetivo do Sistema de Inteligência Colaborativa que começa a ser construído pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Na abertura da sexta reunião extraordinária da Câmara Setorial nesta quinta-feira (20/09), o gestor da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Hugo Oliveira, abordou a criação do sistema à comissão. Com a ideia de ser hospedado em um portal na internet, o Sistema de Inteligência Colaborativa será uma base oficial com origem econômica, financeira, comercial, jurídica e legislativa.
Essas informações ajudarão na análise dos ambientes interno, externo e futuro da cadeia produtiva. Além disso, com dados confiáveis, o setor poderá detectar ameaças de competitividade, aumentar vantagem competitiva e achar novas oportunidades.
Representante da Unidade da Embrapa Gado e Leite, José Portugal, explicou que hoje os dados sobre a cadeia estão pulverizados e sem processamento, o que não dá base técnica para a definição de ações. Nessa primeira reunião para construção do sistema, os membros da comissão debateram temas prioritários, como legislação e pesquisa. O próximo passo é a identificação de fontes de dados primários e de informações que serão analisadas e disponibilizadas.
Os dados serão utilizados na construção de modelos de gestão estratégica, promoção competitividade da cadeia do leite e fortalecimento das tecnologias de comunicação e informação. Esse é a primeira experiência do Mapa de criação de Sistemas Inteligente Colaborativa, respondendo a uma demanda das câmaras setoriais por informações oficiais. O sistema também será desenvolvido em outras cadeias produtivas.
A matéria é do Mapa, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
ITATINGA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 25/09/2012
INFORMAÇÃO ORGANIZADA É DE SUMA IMPORTÂNCIA,
PARABENIZO PELA INICIATIVA.
santiago
RIO BRANCO - ACRE - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 25/09/2012

ITAPEVA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 24/09/2012
Isto poderia ser feito atraves de conferencias regionais e estaduais via web, para um melhor aprimoramento e caracterização do detalhamento e atuação da cadeia produtiva do leite em cada região e sua importancia no contexto nacional.
seria importante a abertura deste espaço.
SABARÁ - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO
EM 24/09/2012

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 21/09/2012
Em minha experiência no Polo de Excelência do Leite, percebi como são demandadas informações de logística no que se refere ao setor lácteo. O Polo do Leite realizou um levantamento dos laticínios da Zona da Mata e do Campo das Vertentes, tal levantamento constitui de georreferenciamento dos laticínios para a espacialização dos mesmos bem como suas respectivas características quantitativas bem como qualitativas, ou seja, tipos de produtos, volume de processamentos, frequência de análises, alcance comercial da produção, etc.
O estudo foi demandado por instituições, pesquisas e demais órgãos interessados, contudo o mesmo precisa ser refeito para todo o Estado, com uma base de dados atualizada constantemente.
Hoje existem softwares de geoprocessamento que permitem construir tal base dados de forma colaborativa, por exemplo utilizando um servidor de mapas.
Portanto sugiro que a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados, analise a possibilidade de inserir na base de dados do Sistema de Inteligência Colaborativa, uma abordagem espacial, partindo do georreferenciamento dos laticínios.
É necessário conhecer a localização dos atores da cadeia produtiva do leite, é uma ferramente básica para gestão. Conhecer e localizar é a base de um sistema inteligente, visto que através da localização, diferentes fatores podem ser analisados como doenças do rebanho, qualidade do leite, local de maior concentração de proteína, gordura... enfim é necessário mapear a produção de leite de MG.
Certamente será uma ferramenta útil para todo o setor.
Atenciosamente,
Tatiana Gomes Santana de Castro
Geógrafa - assessora do Polo de Excelência do Leite