Batavo consolida-se como o terceiro player do setor

Ao adoçar iogurtes com o açúcar da fruta, lançar novas embalagens, adotar um conceito inspirado na natureza e ter assiduidade no ponto de venda, a Batavo - marca de maior valor agregado da unidade de lácteos da BRF - conquistou novos mercados e ampliou significativamente o market share em categorias estratégicas.

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Ao adoçar iogurtes com o açúcar da fruta, lançar novas embalagens, adotar um conceito inspirado na natureza e ter assiduidade no ponto de venda, a Batavo - marca de maior valor agregado da unidade de lácteos da BRF - conquistou novos mercados e ampliou significativamente o market share em categorias estratégicas.

Dados divulgados pela Nielsen em outubro mostram que a marca se consolidou como o terceiro maior player do setor. "Quando reposicionamos a marca, em abril, estávamos certos que ganharíamos espaço no concorrido mercado de lácteos", afirma Luciane Matiello, diretora de marketing da unidade de lácteos da BRF.

A nova linha 'Pedaços', por exemplo, que alterou o conceito do mercado ao incluir até 10 vezes mais frutas em sua formulação, cresceu 73% em volume no período analisado (abril/setembro - 2012), segundo dados divulgados pela Nielsen em outubro. "O objetivo deste produto é entregar ao consumidor o principal atributo de compra de um iogurte, ou seja, a fruta", explica Matiello.

Além de conquistar o consumidor, a nova identidade visual adotada por Batavo foi premiada pela Associação Brasileira de Embalagens (ABRE). "Este prêmio consagra um trabalho estratégico que proporcionou conhecer profundamente o consumidor", explica Roberta Morelli, gerente de marca e inovação da unidade de lácteos da BRF.

"Realizamos uma pesquisa para verificar a aceitação da nova logomarca e dos novos elementos utilizados nas embalagens, entre eles, a aquarela e a transparência de alguns potes", explica Morelli. "A aceitação do público, aferida pelo serviço de atendimento ao consumidor da BRF, foi incrível, completa a executiva.

A Batavo encontrou na biomimética, ciência que procura aplicar soluções da natureza ao cotidiano do homem, o norte para o seu reposicionamento. "As pessoas estão com déficit 'de' e 'com' a natureza", revela Matiello. "E a Batavo entende que a alimentação é uma forma de estabelecer esta conexão", completa a executiva.

Com o apoio de uma equipe multidisciplinar, a Batavo estudou a fundo a natureza do homem. Procurou entender as reais necessidades do mesmo e percebeu que na natureza poderia encontrar conhecimento e experiência para criar e adaptar o seu portfólio. "A Batavo vai reconectar as pessoas à natureza", afirma Matiello.

Para materializar este conceito, foram desenvolvidas três linhas de iogurtes adoçados com frutose - o açúcar da fruta - que é natural e tem vantagens em relação aos demais tipos de açúcar e adoçantes utilizados pela indústria de lácteos, entre elas, menor índice glicêmico, não necessita de digestão e não depende de insulina para ser metabolizada.

A matéria é da Assessoria de imprensa, adaptada pela Equipe MilkPoint.
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João Marcos Guimarães
JOÃO MARCOS GUIMARÃES

CARRANCAS - MINAS GERAIS

EM 14/11/2012

Os produtos Batavo são excelentes e as ideias inovadoras. Merece a posição alcançada.
Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 13/11/2012

Gostei muito da ideia de se adoçar os iogurtes com frutose.

Quanto aos pedaços de frutas, fico um tanto preocupado com a higienização destas  e do conteúdo de agrotóxicos presentes nelas.

Sabemos que uma fruta bem lavada, perde pelo menos uma boa parte de defensivos contidos nela, isto é, aqueles que estão na superfície, porque os sistêmicos não tem  jeito não. Nossa sorte fica mais por conta das diluições. Quando um defensivo chega ao nosso organismo, ele já está bastante diluído. Não fosse isto, estaríamos todos intoxicados. De qualquer forma, a preocupação existe, porque alguns deles são acumulativos em nosso organismo.

Em si tratando de bactérias, há que se fazer rigoroso controle, principalmente das patogênicas, tais como os coliformes fecais, salmonelas etc.



Atenciosamente,

Fernando Melgaço
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