ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balancear fibra longa e amido degradável no rúmen é crucial para o alto teor de sólidos no leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/07/2019

3 MIN DE LEITURA

0
12

Marcos Neves - palestrante do Interleite Brasil 2019“Carboidratos fibrosos e não fibrosos representam cerca de 70% da dieta de vacas leiteiras, independentemente do nível de produção de leite dos animais. Ou seja, são o maior grupo de nutrientes na dieta de bovinos e representam uma alta proporção do custo alimentar”. Em entrevista exclusiva ao MilkPoint, essa foi a fala de Marcos Neves Pereira quando questionado sobre a importância de monitorar a fibra e o amido da dieta de vacas leiteiras.

Segundo ele, para suprir esses nutrientes, são utilizadas forragens e concentrados ricos em fibra ou amido. “Carboidratos fibrosos são necessários para manter a adequada função ruminal, saúde e longevidade em vacas leiteiras. Alguma fibra longa é sempre requerida na dieta de vacas em lactação. Os carboidratos não-fibrosos, como o amido, são uma importante fonte de energia para o animal (na forma de ácidos graxos voláteis) e estimulam a síntese de proteína microbiana no rúmen, capaz de aumentar a secreção de proteína no leite. Manter balanço adequado entre fibra longa e amido degradável no rúmen é importante para produzir leite com alto teor de sólidos e obter vacas produtivas, saudáveis e longevas”, completou ele.

Marcos é professor titular da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e estará conosco no Interleite Brasil 2019 proferindo uma palestra sobre “Monitoramento da fibra e do amido na dieta de vacas leiteiras”. Sua apresentação compõe o painel 5 do evento intitulado de “O manejo de alimentação e da formulação de dietas”.

Para Marcos, a principal ‘deficiência nutricional’ no Brasil provavelmente ainda é a baixa utilização da formulação de dietas em um país que produz leite usando alimentos concentrados. “Os alimentos concentrados são invariavelmente o maior custo da atividade leiteira. Este insumo tem alto custo, mas pode resultar em alto retorno financeiro quando utilizado de forma adequada. Formular dietas é adequar da melhor forma possível alimentos concentrados a uma forragem basal, de forma a maximizar a eficiência biológica e financeira da vaca leiteira. Ao usar concentrados, é importante fazê-lo da melhor forma possível”.

Ele reforçou que a alimentação é o maior custo da atividade leiteira e que as vacas simplesmente digerem os alimentos a elas fornecido e os transformam em leite, agregando valor às forragens e concentrados comprados ou produzidos na fazenda. Ele destaca que ter eficiência na alimentação é vital para ser viável na atividade.

Ainda de acordo com o professor da UFLA, ter equipamentos de colheita de silagem de milho capazes de processarem adequadamente a forragem ainda é um desafio em várias regiões, principalmente para pequenas propriedades que buscam fazer uma nutrição adequada. “Busca-se fibra longa e grãos totalmente processados na silagem de milho, o que é difícil de ser obtido com milho de textura dura do endosperma e colhedora sem rolos para processamento dos grãos”.

Sobre a sua ilustre presença no Interleite, ele acrescentou: “o evento é um momento de troca de informação. Os encontros técnicos são importantes para o crescimento profissional das pessoas e da pecuária leiteira como um todo. Espero que todos levem coisas úteis no retorno para casa, inclusive, sobre nutrição de vacas”.

Há 25 anos crescendo junto com o setor leiteiro, o Interleite Brasil é o evento que reúne toda a cadeia produtiva para falar de mercado, gestão, inovação e futuro.  Neste ano, novamente em Uberlândia/MG, nosso compromisso é fazer um evento imperdível, daqueles que você não se arrepende jamais de ter participado!  Neste ano, o Interleite Brasil contará com várias inovações. Uma delas é um painel de debate junto aos laticínios focado no relacionamento com o produtor e a coordenação da cadeia láctea. Algo totalmente novo e que também pretende movimentar o público e agregar no setor são os casos de sucesso oriundos de outros países. Resumindo? Você não pode perder! Confira a programação completa e faça a sua inscrição com 15% até o dia 25/07.

REALIZAÇÃO

PATROCINADOR MASTER

PATROCINADOR OURO

PATROCINADOR PRATA

PATROCINADOR BRONZE

APOIO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures