A estiagem prolongada provocou a redução na produção de leite. Uma vaca, que normalmente produzia em média oito litros de leite por dia, não tem conseguido passar dos cinco litros.
A queda na produção ocorre porque os pastos praticamente desapareceram e a água de boa qualidade está escassa. Em Itabuna e Ilhéus os pequenos produtores perderam quase toda a plantação de milho.
Para amenizar a situação, os criadores de gado de Itabuna, Buerarema e Itapé estão adotando alternativas de recurso forrageiro repassadas pela EBDA - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola. Os produtores tem usado a cana-de-açúcar para alimentar os animais durante esse período de escassez.
O técnico agrícola Nelson Fernandes Moura, da EBDA, explica que uma mistura é feita para melhorar a qualidade e o valor nutritivo da cana sem, com isso, acrescentar maiores custos para o agricultor familiar. Rica em nitrogênio, a mistura alimenta as bactérias do rúmem do animal que, por sua vez, transforma o alto teor de açúcar presente em proteína, favorecendo a produção de leite.
A matéria é do Jornal A Região, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
