Aumento na renda global terá "grandes implicações" para o setor de lácteos
O aumento esperado na renda - particularmente nos países em desenvolvimento - terá "grandes implicações" para o setor leiteiro internacional, disse a Organização para Alimentos e Agricultura das Nações Unidas (FAO).
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"Quando as pessoas têm mais dinheiro para gastar em diferentes alimentos, isso tem grandes implicações para o leite e o setor leiteiro. À medida que as pessoas têm maiores rendas, elas tendem a consumir mais produtos, incluindo os lácteos", disse Griffin, falando durante a sessão de Políticas e Economias Leiteiras.
"Existe uma crescente demanda por produtos lácteos no mundo e existe um crescimento na produção doméstica de leite em muitos países, mas também haverá maiores oportunidades comerciais".
De acordo com Griffin, esse aumento global na demanda por lácteos tem sido em grande parte direcionado por esses países que anteriormente não tinham o hábito de consumir leite.
Uma longa lista de processadores de lácteos, incluindo Nestlé, Arla Foods e Fonterra, tomaram medidas para explorar essa explosão de consumo de lácteos.
Os produtores lácteos da Fonterra estabeleceram uma presença no Sudeste da Ásia e na China. A processadora neozelandesa também estabeleceu uma série de fazendas leiteiras na China nos últimos anos para suprir melhor a crescente demanda chinesa.
Outras empresas, incluindo a dinamarquesa Arla Foods, impulsionaram sua presença em nações em desenvolvimento através de acordos e joint ventures.
Como resultado dos aumentos no consumo, esses países em desenvolvimento em breve produzirão a maioria do leite mundial, disse Griffin. "Assim, de agora em diante, os países em desenvolvimento produzirão a maioria do leite no mundo. Isso significa que o alcance de produtos e a forma como o leite é consumido, diretamente como bebida ou como produtos lácteos, poderá mudar substancialmente nos próximos anos".
Griffin disse, entretanto, que qualquer aumento na produção terá que vir de aumentos na produtividade, à medida que as terras agrícolas têm disponibilidade limitada. "Em termos de novas terras, muito poucas novas terras deverão entrar na produção. Se houver uma maior produção, será por causa de ganhos na produtividade. Ao mesmo tempo, a produção de produtos lácteos e o processamento são altamente intensivos em seus requerimentos para água, a qual está se tornando um recurso cada vez mais escasso", disse ele.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.