Aumento dos custos de produção domina reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Leite

O aumento dos custos da produção de leite foi o principal assunto tratado na reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), realizada nesta quarta-feira (15/8), na sede da entidade, em Brasília.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 9
Ícone para curtir artigo 0

O aumento dos custos da produção de leite foi o principal assunto tratado na reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), realizada nesta quarta-feira (15/8), na sede da entidade, em Brasília. De junho de 2011 ao mesmo período deste ano, os custos operacionais de produção aumentaram 13,98%, segundo índice da Embrapa Gado de Leite. Para agravar a situação, o preço do leite pago ao produtor caiu em torno de 6% no mesmo período analisado, de acordo com o IGPDI da Fundação Getúlio Vargas. Os altos preços de insumos como a soja e o milho, principais componentes da ração animal, foram apontados como os vilões do aumento dos custos de produção da pecuária leiteira.

"O aumento dos custos está diminuindo a renda do produtor de leite que, normalmente, já é baixa", explicou o presidente da comissão Rodrigo Alvim. Segundo Alvim, a queda da renda pode afetar negativamente a produção, uma vez que os produtores deixam de investir no trato do plantel. De acordo com o Índice de Captação de Leite do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (ICAP-L/Cepea), em Minas Gerais, principal Estado produtor de leite, houve redução de 1,5% do índice, em maio, o que já pode ser um reflexo do aumento dos custos de produção. No sul do País, o ICAP-L/Cepea recuou em Santa Catarina e no Paraná, enquanto na Bahia a queda chegou a 4%. Em Goiás, no entanto, houve uma elevação de 3,6% do índice, graças ao clima ainda favorável para o crescimento das pastagens.

Em relação à elevação dos preços da soja e do milho, nos últimos três meses, a tonelada do farelo de soja aumentou cerca de 63% na região de Ponta Grossa (PR) e 36% em Uberlândia (MG). Já no período compreendido entre agosto de 2011 e agosto deste ano, o crescimento registrado nessas regiões foi de 97,17% e 124%, respectivamente. O milho, por sua vez, registrou aumento de 41% no preço da saca de 60 quilos, na região de Uberlândia, e de 42% em Rondonópolis (MT), no período compreendido entre junho e agosto deste ano.

Assistência técnica e extensão rural - Durante a reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, o presidente do Instituto CNA, Moisés Gomes, fez uma breve explicação sobre como atuará a agência de assistência técnica e extensão rural que o Governo Federal pretende criar. Segundo Moisés, a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, levou à presidente da República, Dilma Rousseff, a proposta de uma agência pautada pela meritocracia na avaliação dos técnicos extensionistas. Serão definidos indicadores e metas que, se cumpridas, retornariam como bonificações aos técnicos.

A matéria é da Assessoria de Comunicação CNA, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 9
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Leandro Maia Machado
LEANDRO MAIA MACHADO

BARRA MANSA - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/08/2012

Acredito muito que assistência técnica e extensão rural sob a égide do governo federal, primeiro implementando a meritocracia, ou seja quem atender mais produtores e com índices de melhor qualidade irão receber mais é uma grande solução, outra é o seu aporte de tecnologias e recursos, não ficando a cargo de políticas de governos de estado nem sempre comprometidos com este ou aquele segmento produtivo. Com relação aos preços do Leite, eles nunca serão suficientes, é preciso administrar custos, para saber quando e quais alimentos poderemos usar como alternativas para oferecer ao rebanho que não sejam somente os concentrados à base de milho e soja. É certo que com a quebra da safra americana e a frustração da nossa safra de soja das regiões do sul do país, somente no próximo ano se tudo correr bem, teremos preços de concentrados condizentes com os preços pagos ao leite.
Alexandre Benvindo Fernandes
ALEXANDRE BENVINDO FERNANDES

RIO BRANCO - ACRE - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/08/2012

A extensão rural/assistência técnica deve sim ser valorizada e baseada em produtividade. Só desta forma teremos um pouco mais de técnicos capacitados e produtores valorizando a assistência.
JOSÉ DE RIBAMAR DA SILVA PIMENTEL
JOSÉ DE RIBAMAR DA SILVA PIMENTEL

REDENÇÃO - PARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/08/2012

A criação da Assistência Técnica e Extensão Rural , criada e controlada pelo Governo Federal, será a forma mais eficiente de se melhorar a assistência técnica ao produtor rural em especial da agricultura familiar , alavancando a produção dessa classe de produtores e melhorando a condição de vida dessas famílias na zona rural.  
José de Ribamar da Silva Pimentel


SEBASTIÃO
SEBASTIÃO

SÃO FRANCISCO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/08/2012

Todo produto na entresafra aumenta o preço, exceto leite.
SEBASTIÃO
SEBASTIÃO

SÃO FRANCISCO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/08/2012

Assistência e extensão so ficar tentando aumentar a produtividade não adianta !!! Com esses preços mediocres, a comissão  de leite da CNA tem q batalhar por melhor preço do leite antes de + nada.
Feliciano Jose Pontes Barcelos
FELICIANO JOSE PONTES BARCELOS

SÃO FIDÉLIS - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/08/2012

Posso ter esperança , claro que sim sou produtor de leite.
jose geraldo de almeida souza
JOSE GERALDO DE ALMEIDA SOUZA

ANDRELÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/08/2012

Esse assunto deve reunir quanto estiver começando a entressafra.

Agora não adianta, ainda bem que vem a safra.
Breno Augusto de Oliveira
BRENO AUGUSTO DE OLIVEIRA

ALTO ARAGUAIA - MATO GROSSO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/08/2012

show bola, se assistência técnica ser formada por meritocracia técnica, há grande chance de dar resultados positivos no campo. Hoje em dia não dá certo devido ao nepotismo que existe no mercado atualmente.
Paulo R. F. Mühlbach
PAULO R. F. MÜHLBACH

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/08/2012

Que medidas, será, que a Comissão do Leite da CNA, sugeriu às entidades governamentais responsáveis, deveriam ser tomadas imediatamente em socorro ao produtor de leite?
Qual a sua dúvida hoje?