A cooperativa de lácteos dinamarquesa, Arla Foods, lançou um programa de três anos para ajudar seus 3.000 membros a impulsionar seus credenciais de produção “verde”.
A iniciativa chamada “Growing Together” começa nesse mês com sete eventos realizados para produtores da Arla Britânica para introduzir o que os esquemas cobrirão.
O programa visa ajudar os produtores a se tornar mais sustentáveis e eficientes, melhorando pontos como bem-estar animal, recursos de conservação, aumento da biodiversidade e melhor manejo de dejetos.
Quatro áreas serão cobertas em 60 workshops: nutrição, criação, questões de melhora da saúde e ferramentas de benchmarking.
Como parte da iniciativa, os produtores da Arla receberão uma avaliação gratuita das pegadas de carbono de suas fazendas. Eles também serão introduzidos a um aplicativo de celular para analisar a qualidade da forragem.
O diretor de produção da Arla, Johnnie Russell, disse que a Arla tem um pool incomparável de conhecimento para obter e esse pertence dos produtores de leite. “A Growing Together diz respeito a desbloquear esse conhecimento e garantir que nossos produtores possam compartilhar ideais, tecnologias e melhores práticas uns com os outros, tornando a Arla mais forte e mais progressiva”.
Em março, a Arla revelou sua estratégia de sustentabilidade de lácteos com a meta de reduzir as pegadas de carbono por quilo de leite em 30% até 2020, comparado com os níveis de 1990.
A cooperativa realizou 200 workshops ambientais e 900 avaliações de carbono em fazendas do Reino Unido entre 2010 e 2013.
A reportagem é do http://www.fwi.co.uk, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.