Até agora, a companhia lançou apenas um, que tem capacidade para cerca de 19.000 litros de leite cru e aproximadamente 85 "gaiolas" de leite ou 22 páletes, mas pretende aumentar sua frota até o final de 2013.
Embora o exterior do caminhão seja muito similar ao caminhão padrão de dois andares, o híbrido na verdade é 30 centímetros mais alto. Ele também tem um menor perfil de engrenagens de funcionamento, fornecendo espaço para acomodar o tanque de leite.

O lançamento coincide com a fusão recentemente completada da Arla UK com a cooperativa britânica, Milk Link - que inevitavelmente levará a um aumento no número de kilômetros percorridos. O teste também está de acordo com o programa de sustentabilidade da companhia, "Closer to Nature", que inclui a meta de redução de CO2 em 34% até 2020.
"Introduzimos esses novos caminhões com o objetivo de reduzir os kilômetros que atualmente percorremos", disse um porta-voz da Arla Foods UK.
Embora o teste possa levar à introdução de uma frota de caminhões, o porta-voz disse que seria impossível substituir totalmente sua atual frota de coleta e distribuição.
Os segmentos da Arla da Dinamarca e da Suécia ficaram sabendo desse teste no Reino Unido e planejam seguir o mesmo passo.
"Existem ocasiões em que enviamos um veículo cheio de produtos terminados e então, depois, enviando o tanque vazio para a coleta de leite", disse o diretor de frota do grupo Arla, Gordon Irvine. "Não somos a única companhia a enfrentar esse dilema, mas somos a primeira a fornecer uma solução e colocar um dos mais inovadores veículos do país nas estradas", disse Irvine.
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
