A companhia de lácteos sueco-dinamarquesa Arla Foods está buscando fortalecer sua presença no mercado de lácteos da China e aumentar suas exportações após assinar um acordo abrangente com a gigante do setor de lácteos, Mengniu. Pelo acordo a Arla se torna um acionista indireto da Mengniu Dairy Company - ficando com aproximadamente 6% de participação na empresa. A COFCO é a única grande acionista da Mengniu, com 20% de participação da companhia.
O acordo, que envolve um investimento de DKK$ 1,7 bilhão (US$ 289,21 milhões), efetivamente verá a Arla capturar 30% de participação nos 20% da COFCO - ou um total de 6% da Mengniu. A Arla também pode nomear um diretor para a Mengniu através desse investimento, apesar de ainda não ter decidido quem tomará essa posição.
A empresa já tem ligações pré-existentes com a Mengniu, tento trabalhado em parceria com essa empresa desde 2005 nas vendas de leite em pó. Entretanto, esse acordo oferecerá à Arla a oportunidade de desenvolver mais sua presença na China.
O secretário de imprensa da Arla Foods, Theis Brogger, disse que a cooperativa dinamarquesa está animada por ter um papel importante no desenvolvimento da Mengniu. "Já temos uma boa parceria com a Mengniu em termos de leite em pó. Temos as mesmas ambições que a Mengniu para lácteos na China".
Pelo acordo, a marca Arla ganhará acesso a mais canais de vendas e distribuição no país - oferecendo aos consumidores chineses maior acesso aos produtos da Arla. A Arla também espera que as vendas aumentem em cinco vezes até 2016 como resultado do acordo.
A cooperativa dinamarquesa também confirmou que, através do acordo, será estabelecido um Centro de Cooperação e Tecnologia do Leite China-Dinamarca. Essa instalação, que também fornecerá experiência em qualidade do leite, rastreabilidde e produção controlada de leite, tem sido apoiado pelo Ministério da Agricultura da China e pelo Ministério de Alimentos, Agricultura e Pesca da Dinamarca. "Eles terão experiência em qualidade do leite, que a China quer obter. Nós temos um programa de garantia de qualidade da Escandinávia no qual a Mengniu está muito interessada".
Relatos de alimentos contaminados, incluindo produtos lácteos, são comuns na China. A Mengniu não ficou imune a esses escândalos, sofrendo com a queda no preço das ações e das vendas. A Arla não se intimidou por isso. "Estávamos no mercado chinês nesses período. Durante esse tempo, a Mengniu foi uma das companhias de alimentos mais responsáveis da China no que se refere a essas questões. Quando decidimos colaborar na produção de alimentos, a segurança é uma prioridade máxima".
A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Arla assina acordo com Mengniu para fortalecer exportações para China
A companhia de lácteos sueco-dinamarquesa Arla Foods está buscando fortalecer sua presença no mercado de lácteos da China e aumentar suas exportações após assinar um acordo abrangente com a gigante do setor de lácteos, Mengniu.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.