O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) advertiu que o setor leiteiro da Argentina caminhará rumo à sobre-oferta de leite em um cenário de falta de investimento industrial. O problema poderia piorar. "Com exceção de uma planta de secagem (da Mastellone Hnos, em Trenque Lauquen), que processará 500.000 litros diários de leite e que estará operacional no final de 2013, a maior parte dos planos de expansão da capacidade da indústria prevista foi cancelada como resultado da incerteza econômica local e das restrições às importações que impedem as companhias lácteas de comprar equipamentos que não se fabricam no mercado argentino".
"Se a produção de leite local continuar crescendo nos próximos anos, e não tiver investimentos orientados a expandir a capacidade de processamento desse produto, a indústria de lácteos encontrará dificuldades para gerenciar os volumes de leite".
"Um mercado local saturado está forçando a exportação de produtos lácteos, apesar da atividade não ser atualmente a mais rentável por causa dos altos custos de elaboração, combinados com um tipo de câmbio supervalorizado".
O documento também indica que outro fator que dificulta a exportação é a falta de acordos comerciais com nações que poderiam ser potenciais clientes dos produtos lácteos argentinos (exporta-se muito de um só produto, leite em pó integral, e essas exportações estão concentradas em apenas três mercados: Venezuela, Brasil e Argélia).
"O Governo da Argentina não tem uma política específica para promover o setor leiteiro e tampouco existe uma entidade dedicada a promover os produtos lácteos argentinos no mercado internacional".
O relatório informou que as maiores esperanças das indústrias de lácteos argentinas estão em aumentar as vendas à Venezuela após a nação ter estabelecido tarifas de acesso diferenciais ao entrar no Mercosul.
"Apesar da conversão milho/leite seguir sendo favorável, a rentabilidade dos produtores argentinos foi prejudicada nesse ano por causa dos aumentos de custos trabalhistas e energéticos, mas especialmente como resultado da inflação interna de 25%".
A reportagem é do Lechería Latina, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Argentina: Sem investimentos industriais, o setor leiteiro caminha rumo à sobre-oferta
Se a produção de leite local continuar crescendo nos próximos anos, e não tiver investimentos orientados a expandir a capacidade de processamento desse produto, a indústria de lácteos encontrará dificuldades para gerenciar os volumes de leite produzidos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.