Argentina: SanCor desfaz sociedade com Arla Foods

Na última sexta-feira, uma Assembleia Extraordinária da empresa de lácteos Argentina, SanCor, foi realizada em Sunchales, cujo único item na agenda foi a venda do pacote de participação que a cooperativa tinha com o AFISA (Arla Foods Ingredients S.A.).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Na última sexta-feira, uma Assembleia Extraordinária da empresa de lácteos Argentina, SanCor, foi realizada em Sunchales, cujo único item na agenda foi a venda do pacote de participação que a cooperativa tinha com o AFISA (Arla Foods Ingredients S.A.).

Trata-se de 50% das ações da planta localizada em Porteña, província de Córdoba, dedicada à industrialização e comercialização de proteínas de soro de leite, cujo controle total permanecerá nas mãos da cooperativa sueco-dinamarquesa Arla Foods, que em 2000 integrou a sociedade com a empresa argentina.

Continua depois da publicidade

Em 2010, a capacidade de produção desta planta foi expandida e as obras incluíram uma planta de evaporação, cristalização, secagem por pulverização, embalagem e um depósito de produtos terminados. Esta planta tem 22.000 metros quadrados de superfície, uma capacidade de processamento de 2.300.000 litros de soro por dia e processamento que atinge 35.000 toneladas por ano de produto acabado.

A venda feita pela SanCor é parte de sua reestruturação antes da suposta associação com a empresa neozelandesa, Fonterra. Neste contexto, a Fonterra teria pedido aos gestores da cooperativa que tentasse comprar de volta a linha de produtos frescos que em 2016 transferiu para o grupo Vicentín. Trata-se de uma reivindicação estratégica, uma vez que a cooperativa da Nova Zelândia quer entrar no mercado de produtos lácteos para consumo rápido no mercado latino-americano.

Continua depois da publicidade

A SanCor tornou oficial a decisão de seus associados através de um comunicado à imprensa, em que informou que "a SanCor Cooperativas Unidas Limitada realizou uma Assembleia Extraordinária na qual foi discutido e decidido, como o único item da Ordem do Dia, avançar nas negociações para vender - para seu atual sócio - a totalidade de sua participação na Arla Foods Ingredients SA (AFISA).”

"A decisão baseia-se nas diretrizes estabelecidas no chamado Plano SanCor, aprovado em maio de 2017, com o objetivo de ordenar o funcionamento da Cooperativa. Isso confirma a linha tomada pela Cooperativa para alcançar seu saneamento e parceria estratégica futura.”

Nos últimos tempos, a SanCor enfrentou uma mudança no ritmo de suas decisões para acelerar processos, reintroduzir mercados e recuperar terreno em diferentes aspectos. Embora não tenha sido capaz de sanar completamente suas finanças, sabe-se que lentamente os resultados econômicos estão avançando. Embora a cooperativa ainda esteja no vermelho, hoje os números estão mais próximos do equilíbrio.

Um dado animador é que hoje a SanCor processa mais de um milhão de litros por dia, superando o nível que tinha no ano anterior. Pouco a pouco, mais produtos da empresa aparecem nos supermercados. 

As informações são do www.diariocastellanos.net, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?