AM: Leite está mais caro com seca no Nordeste e cheia no Amazonas

A cheia do Rio Negro, a seca do Nordeste e a entressafra afetaram o preço do leite em Manaus. Normalmente dependente em grande parte das produções de outras regiões, o abastecimento local do produto e derivados ficou ainda mais defasado pelo comprometimento das áreas de pastagem.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A cheia do Rio Negro, a seca do Nordeste e a entressafra afetaram o preço do leite em Manaus. Normalmente dependente em grande parte das produções de outras regiões, o abastecimento local do produto e derivados ficou ainda mais defasado pelo comprometimento das áreas de pastagem. Atualmente, os fornecedores da cidade estão concentrados em Rondônia e em Estados do Sudeste do País.

Segundo o gerente de compras do Nova, Era Magno Ferreira, a queda na produção de leite no Nordeste, devido à severa seca, foi um dos influenciadores do aumento do preço. "Com a falta de produção de um lado, a demanda aumentou de outro e essa é a hora das indústrias ganharem, elevando o preço, que ficou acima de 12% mais caro", explicou. O atacadista tem comprado o produto de Goiás e Minas Gerais.

A cheia histórica do Rio Negro também refletiu na alta do preço do leite. "Todos os anos ocorre a entressafra que 'quebra' a oferta de leite, mas nesse ano a queda está mais acentuada. O rebanho de gado de várzea está na área de terra firme devido à indisponibilidade de pastagem", disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço.

A matéria é do Site D24AM, adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?