Nesta terça-feira (13), a missão técnica de Alagoas no Canadá participou de reunião com representantes da União dos Produtores Agrícolas (UPA) e a Federação dos Produtores de Leite da Província do Québec para tomar conhecimento dos sistemas operacionais e da organização das instituições.
Durante o encontro, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e o Sindicato dos Produtores de Leite (Sindileite) firmaram acordo de cooperação técnica com as entidades canadenses para o desenvolvimento de novos projetos.
O convênio vai promover o intercâmbio de informações, capacitar o corpo técnico local e garantir a transferência de tecnologia de gestão do sistema de produção e transformação do leite que é feito no Canadá para Alagoas. A proposta foi formulada pelo presidente do Sindileite, André Ramalho, que acompanha os técnicos do Estado na missão.
"A União dos Produtores Agrícolas conta com um modelo de gestão eficiente e linhas de pesquisa avançadas para o setor leiteiro. Entendemos que esse sistema operacional pode trazer grandes benefícios para a cadeia produtiva do leite de Alagoas. Nossa perspectiva é importar e adequar os sistemas para a realidade do setor no Estado", afirmou o vice-governador José Thomaz Nonô.
O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, destacou como pontos principais do modelo de gestão canadense o sistema de formulação de política de preço e a regulamentação dos níveis de qualidade para precificação. Para ele, a metodologia adotada pela União dos Produtores apresenta e garante estabilidade do preço e da qualidade do produto, fatores fundamentais para a segurança na comercialização.
Para o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, a cooperação técnica eleva a cadeia produtiva do leite no Estado, tendo em vista a possibilidade de dinamização da produção e uma consequente implantação de novos negócios.
A UPA representa aproximadamente 43 mil produtores agrícolas em Québec. Com 155 sindicatos e 16 federações regionais, a instituição tem atuado como o principal órgão na articulação entre o poder público, a academia e o setor produtivo.
A matéria é da Agência Alagoas, adaptada pela equipe MilkPoint.
Alagoas firma cooperação técnica com entidades da cadeia produtiva do leite do Canadá
O convênio vai promover o intercâmbio de informações, capacitar o corpo técnico local e garantir a transferência de tecnologia de gestão do sistema de produção e transformação do leite que é feito no Canadá para Alagoas.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.