ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agroindústrias da serra catarinense terão facilidade para vender fora do Estado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/03/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) oficializou, em evento no dia 14 de fevereiro, em Lages, a equivalência dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Agora, o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) está autorizado a fazer as auditorias para adesão ao Sisbi-POA, antes feitas pelo MAPA. Isso significa que as agroindústrias da região que se enquadrarem ao SIM poderão requerer a equivalência e vender seus produtos em todo o território nacional.
 
Com a mudança, a Epagri espera um grande avanço das pequenas agroindústrias familiares da região. Segundo os engenheiros agrônomos James Smaniotto e Aziz Abou Hatem, que estiveram no evento, a agricultura familiar serrana será a grande beneficiária dessa ação do Governo Federal. “Agora as pequenas agroindústrias que se enquadrarem aos Serviços de Inspeção Municipal poderão vender fora da região e do Estado e conquistar novos mercados para seus produtos”, diz Aziz.
 
Assistência técnica
 
A Epagri presta assistência aos agricultores familiares e suas organizações na agregação de valor à matéria-prima e aos produtos regionais, cada vez mais valorizados. “É o caso do queijo artesanal serrano, da paçoca de pinhão, do mel de melato de bracatinga e de outros produtos, complementa José Márcio Lehmann, Gerente Regional da Epagri em Lages.
 
Um exemplo bem-sucedido na região é a Frango Caipira Carú, de São José do Cerrito, que foi assistida desde a fundação da associação e a montagem do abatedouro, além de receber recursos do Banco Mundial via Programa SC Rural para instalação de 12 aviários e equipamentos para o abatedouro. “Esses agricultores familiares foram beneficiados com R$299 mil, o que correspondeu a 50% do projeto estruturante, e também por projetos do Pronaf feitos pela Epagri”, conta Aziz.
 
Atualmente, o grupo é assistido pela Epagri por meio do Programa Mais Gestão, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), e formou a Coopersalto – Cooperativa de Produtores de Frango Caipira de São José do Cerrito. Essa será uma das primeiras agroindústrias a conseguir o selo do SISBI-POA na região serrana catarinense.
 
As informações são da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures