A ABCB aconselha aos consumidores que procurem pelo Selo de Pureza 100% Búfalo nas embalagens de todos os produtos de origem de leite de búfalas presentes em mercados, supermercados e empórios, mas com especial atenção entre os meses de novembro e março – período de menor disponibilidade de leite de búfalas no mercado, quando o preço do litro do leite sobe, constituindo assim uma situação tentadora que leva alguns produtores a adulterar queijos de origem bubalina com leite de vaca. É o período me que muitas marcas fazem misturas sem informar ao consumidor, que perde em quantidade e qualidade de nutrientes.
Comprar produtos identificados pelo selo de cor verde da ABCB é a melhor forma de evitar ser induzido a levar mozzarellas de búfalas falsas ou adulteradas para casa. Há marcas do produto que chegam a conter até 80% de leite de vaca na composição. Para o consumidor, as vantagens da verdadeira mozzarella de búfala são muitas, como a certeza de levar mais proteína, mais vitaminas e menos colesterol para o prato da família. Estes são laticínios que possuem produtos com a certificação de pureza da ABCB: La Vera, Almeida Prado, Búfalo Dourado, Bom Destino, Tapuio, Natal, Estância Alambari e Búfalo do Oeste.
Sobre a ABCB
Fundada em 1960, a ABCB congrega hoje 80 associados de todo o território nacional. O objetivo da entidade é incentivar a bubalinocultura no Brasil, defendendo o interesse dos criadores de búfalos e promovendo a congregação de seus associados, nas atividades que tenham como finalidade o aprimoramento técnico-científico sobre a cultura de bubalinos e produção leiteira, expandindo o mercado do setor.
As informações são da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB).