Geoff Gwynn, do MPI, disse que o despovoamento de rebanhos inteiros em todas as 28 propriedades infectadas é uma medida crítica para controlar a disseminação da doença.
"Vamos trabalhar de perto com esses produtores para planejar como isso vai acontecer", disse Gwynn. "Este será um grande trabalho e não acontecerá da noite para o dia, mas estaremos nos reunindo com os produtores afetados nos próximos dias para discutir a operação, desenvolver os planos e discutir as compensações".
O Mycoplasma bovis não infecta seres humanos e não é um risco de segurança alimentar. No entanto, tem sérios efeitos no gado. Apesar dos planos do MPI de abater, os produtores com animais infectados serão compensados por suas perdas.
"Entendemos que este foi um momento incrivelmente difícil para os produtores, enquanto esperam que decisões críticas sejam tomadas sobre o manejo e o controle desta doença", disse Gwynn. "Esse abate devolverá a esses produtores alguma certeza e controle sobre o futuro de suas fazendas, seus animais e seus meios de subsistência”.
As informações são do Newshub, traduzidas pela Equipe MilkPoint.