ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lei obriga informação no rótulo sobre presença de lactose em alimentos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/07/2016

1 MIN DE LEITURA

1
0
Alimentos que contenham lactose deverão possuir essa informação no rótulo da embalagem. É o que determina a Lei 13.305/2016, sancionada sem vetos e publicada no Diário Oficial da União desta última terça-feira (5). As indústrias têm o prazo de 180 dias a partir de agora para adotar a medida.

O texto sancionado pela Presidência da República é o do Projeto de Lei do Senado (PLS) 260/2013, aprovado em decisão terminativa (final) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado em 8 de junho. A CAS rejeitou o substitutivo da Câmara (SCD) 1/2016. Esse texto previa que, além da lactose, o rótulo indicasse a presença da caseína, a proteína do leite. Proibia ainda o uso de gordura vegetal hidrogenada na composição de alimentos para consumo humano produzidos ou comercializados no Brasil. O relator no Senado, senador Dalirio Beber (PSDB-SC), apresentou parecer contrário ao substitutivo.
 
Quanto à obrigação de indicar a presença de caseína, Beber alegou que norma mais ampla foi editada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a RDC 26/2015. A resolução dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares. Isso, na avaliação do relator, "torna desnecessária, e até inoportuna" a aprovação da emenda da Câmara.

Sobre a proibição da gordura vegetal hidrogenada, Beber entendeu que a iniciativa deve ficar a cargo da Anvisa, "órgão ao qual compete editar normas com esse teor e que dispõe das condições e dos instrumentos técnicos indispensáveis para tomar essa decisão no tempo oportuno, após amplo processo de consulta aos setores interessados".

O texto original do Senado que virou lei obriga, portanto, que os fornecedores informem no rótulo se o alimento contém lactose. O autor da proposta, senador Paulo Bauer (PSDB-SC), justificou a iniciativa citando resultados de diversos estudos que apontam a elevada ocorrência de intolerância à lactose no Brasil.


Leia também:

Entra em vigor resolução que obriga a indicação de alimentos alergênicos nos rótulos

As informações são da Agência Senado. 

Para quem quiser saber mais sobre a produção de leite sem lactose, o curso on-line “Técnicas de processamento de leite e derivados de baixo teor ou sem lactose”, com a professora Isabela Ferrari, está disponível na Biblioteca do EducaPoint com 20% de desconto! Para mais informações, clique no link: Processamento de leite sem lactose, ou entre em contato: (19) 3432-2199 ou cursos@agripoint.com.br .

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RICARDO DANGELO ANDRADE REIS

SÃO JOÃO DEL REI - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 07/07/2016

Bom dia.

Alguns queijos de período de maturação prolongado deixam de possuir a lactose naturalmente. Mas ainda assim estavam sendo aprovados rótulos de produtos (por exemplo Parmesão, Reino e outros mais) com o splash SEM LACTOSE, o que eu acho absurdo, um engodo ao consumidor. Mas eram aprovados sob força de liminares conseguidas pelas associações de laticínios. Agora teremos que definir quais queijos possuem a lactose e quais não possuem. Para os demais produtos lácteos a presença é natural, salvo nos casos que se usa a lactase no processo de fabricação. Só não sei se teremos laboratórios suficientes para determinar a presença ou não de lactose para embasar a fiscalização.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures