ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sarne De Vliegher comenta temas do curso sobre Mastite e Qualidade do Leite

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 29/06/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
No dia 02 de Agosto, véspera do Interleite Brasil 2016, o especialista mundial em saúde da glândula mamária, Sarne De Vliegher, ministrará um curso inédito sobre Mastite e Qualidade do Leite.

A Equipe AgriPoint conversou com Dr. Sarne. Veja uma prévia sobre alguns dos temas que serão abordados no curso.

Quais as práticas fundamentais para reduzir os riscos de infecção da glândula mamária?

Sarne De Vliegher: "Higiene e manejo de ordenha adequados são essenciais para manter o risco de ocorrência de mastite baixo. É preciso também que o sistema imunológico das vacas permaneça em ótima condição. Abordaremos esses pontos durante nosso curso".

O confinamento utilizando compost barn é uma tendência no Brasil. Quais os pontos críticos de manejo para prevenir a contaminação e casos de mastite neste sistema?

Sarne De Vliegher: "As melhores condições de conforto animal, associadas ao custo-benefício do sistema, são notórias, mas há riscos associados com a saúde das vacas e a mastite, principalmente. É preciso garantir que esteja ocorrendo o aquecimento do material da cama em suas camadas profundas (compostagem), e que a superfície seja mantida sempre seca. Manejar corretamente a cama, revirando-a várias vezes ao dia, é fundamental".

Por que é tão importante prevenir a mastite em novilhas?

Sarne De Vliegher: "As novilhas possuem pelo menos 2 anos ao primeiro parto, quando iniciam a produção de leite. O investimento de tempo e dinheiro é prejudicado quando as novilhas recém-paridas apresentam mastite causada por grandes patógenos. As novilhas que parem com alta contagem de células somáticas possuem um risco muito maior de apresentarem mastite, tanto subclínica quanto clínica, e produzem menos na lactação seguinte, mesmo que a mastite tenha sido tratada e curada na primeira semana após o parto. Então, prevenir é fundamental!"

O que os participantes deste curso inédito no Brasil podem esperar?

Sarne De Vliegher: "O curso proporcionará uma ampla visão da mastite, sua importância, sua natureza multifatorial, e como nós podemos prevenir e controlar esta importante doença nos rebanhos leiteiros. Os participantes receberão muitas informações práticas, do dia a dia, com embasamento científico".

Sarne é professor da Faculty of Veterinary Medicine, Ghent University, na Bélgica. Trata-se de uma das maiores autoridades mundiais em saúde da glândula mamária e controle de mastite em novilhas e vacas, e qualidade do leite. É membro do NMC, e, apenas no ano de 2015, publicou 10 trabalhos científicos nos periódicos mais conceituados do mundo. Esteve no Brasil, no I Simpósio Internacional Leite Integral, em 2011, onde apresentou uma palestra sobre mastite em novilhas, que foi uma das mais bem avaliadas apresentações do evento.

O curso Mastite e Qualidade do Leite será realizado no dia 02 de agosto de 2016, e faz parte dos eventos paralelos que acontecem antes e durante o Interleite Brasil 2016.

Clique aqui e conheça a programação completa.

Aproveite para garantir sua participação. As vagas são limitadas!

O curso Mastite e Qualidade do Leite é uma realização da AgriPoint, e co-realização da CEVA.

Conheça o novo formato do Interleite Brasil, com sua programação de palestras totalmente composta por produtores que produzem leite no Brasil. Será um evento formado por “gente da gente”, contando seu dia a dia, sua evolução na atividade, como enfrentar gargalos, superar crises e, acima de tudo, obter rentabilidade na produção leiteira. Acesse: www.interleite.com.br


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint