ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Particularidades da nutrição de vacas leiteiras

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 20/10/2016

1 MIN DE LEITURA

1
0
A presença do rúmen é a principal particularidade da nutrição de ruminantes, comparativamente à nutrição de animais monogástricos. Entretanto, apesar da nutrição de ruminantes ter vários conceitos em comum, a nutrição de vacas leiteiras tem suas particularidades:

1) Vacas leiteiras têm alta demanda nutricional, o que pode resultar em balanço negativo de nutrientes no início da lactação (demanda nutricional maior que o consumo), especialmente de cálcio e energia, podendo resultar em distúrbios metabólicos;

2) O alto consumo diário de matéria orgânica fermentável no rúmen requer alta capacidade de remoção rápida de ácidos graxos voláteis do fluído ruminal e tamponamento, o que acoplado ao grande volume do rúmen (>80 litros), aumenta a propensão à ocorrência de acidez excessiva do fluído em vacas de alta produção leiteira (acidose ruminal);

3) Em vacas leiteiras existe a meta nutricional de se obter longevidade, boa eficiência reprodutiva e saúde;

4) A formulação de dietas para vacas leiteiras também pode diferir na meta. A meta pode ser o melhor desempenho econômico em rebanhos de produção, o máximo desempenho produtivo em animais de torneio leiteiro, ou a evidenciação da morfologia em animais de exposição, por exemplo.

Desta forma, atender estas particularidades, requer grande conhecimento da nutrição de bovinos leiteiros e representa um desafio que muitos técnicos e produtores enfrentam no dia a dia da atividade leiteira. São muitas opções de ingredientes que podem ser utilizados com objetivo de formular uma dieta eficiente e que atenda as metas da produção.

Para auxiliar nestas questões, estamos trazendo em nossa programação, o curso on-line "Formulação de dietas para bovinos leiteiros" com Marcos Neves Pereira, um dos maiores especialistas da área.

Mais de 1.000 alunos já participaram das edições anteriores deste curso, e tiveram a oportunidade única de tirar dúvidas diretamente com Marcos, que além de professor da UFLA e consultor, é também produtor de leite.

Para garantir sua vaga acesse o link: Formulação de dietas para bovinos leiteiros.

Ou entre em contato:
cursos@agripoint.com.br
(19)3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MAURICIO VALENTINI SEMENSE

RAMADA - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE

EM 03/11/2016

Sim . Tenho interesse
MilkPoint AgriPoint