ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Na arte da ensilagem, o planejamento é o segredo!

POR ANTONY HILGROVE MONTI SEWELL

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 20/07/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Quando se fala em intensificação da atividade pecuária, onde são esperados grandes aumentos na lotação das pastagens ou na produção de leite, a solução mais econômica ainda é a ensilagem, pois se trata de uma técnica relativamente simples, de fácil assimilação por parte dos pecuaristas.

No entanto, o planejamento para a sua elaboração deve ser feito com muita antecedência e cuidado. Todos os detalhes devem ser examinados exaustivamente, pois qualquer falha na condução do processo certamente levará a resultados insatisfatórios, tanto do ponto de vista técnico como financeiro. Para que isto não ocorra é necessário que o produtor tenha em mãos respostas para os seguintes questionamentos:

- Qual o objetivo do fornecimento do volumoso: é para manutenção, para recria, para engorda e terminação, para a produção de leite ou outros?

- Qual a categoria animal e por quanto tempo a mesma será suplementada e qual o nível de inclusão do volumoso na dieta total?

- Qual a infraestrutura necessária para cada tipo de forrageira?

- Quais serão as consequências da escolha sobre os demais setores da propriedade?


O passo seguinte é a escolha do volumoso a ser ensilado, que vai depender da exigência qualitativa do sistema de produção. Em sistemas onde o objetivo é o alto desempenho individual exige-se volumoso de alta qualidade nutricional, como a silagem de grãos. Em confinamentos de engorda e terminação a utilização de silagens de milho e sorgo podem se tornar inviáveis economicamente. Para estes casos as silagens de cana de açúcar ou de capim são normalmente mais vantajosas, assim como para a suplementação a pasto de categorias de menor exigência nutricional.

Cada volumoso demanda um tipo e uma quantidade diferente de máquinas e equipamentos para o plantio, a condução da lavoura, o corte, o transporte e a ensilagem. Como parte do planejamento para a introdução da forragem para a conservação, deve se definir o equipamento necessário (colhedoras, tratores, veículos de transbordo, etc.), a fim de verificar a viabilidade do investimento.

A escolha da forrageira a ser processada deve ser planejada de forma a integrar o sistema de produção da propriedade de maneira sinérgica, bem como ser definida de acordo com o tipo de demanda, não só quantitativa, mas também qualitativa. Seja qual for o modelo a ser adotado é fundamental que a equipe de gestão do projeto esteja afinada. O treinamento da mão de obra é importante, pois muitas vezes a prática de ensilagem é uma novidade na propriedade. Só uma visão global da empresa, da região onde ela está inserida e o planejamento bem detalhado de toda a atividade, desde a escolha do material a ser ensilado até o desensilo do mesmo, é que irá propiciar vantagens competitivas para o produtor que pretende entrar no processo de intensificação da produção pecuária, através do fornecimento, no período seco do ano, de volumoso oriundo da ensilagem de forrageiras.

Desta forma, o sistema de ensilagem exige um planejamento muito eficiente antes de se tomar a decisão de empreendê-lo. A falta de planejamento ou a negligência na elaboração do mesmo certamente levará todo o projeto ao insucesso. 
E você, já realiza este planejamento em sua propriedade? Tem dúvidas relacionadas a produção de silagem? 



Contato:
contato@educapoint.com.br
(19)3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082.
 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

ANTONY HILGROVE MONTI SEWELL

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures