FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Marcelo Cassoli, produtor de leite, conta no Interleite 2016 como obtém excelentes índices de composição do leite

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 06/07/2016

2 MIN DE LEITURA

1
0
Neste ano, o Interleite Brasil ganhou um novo formato. O melhor evento técnico do setor agora será realizado por quem faz o leite no Brasil, dia a dia.

Entre os dias 3 e 4 de agosto, serão 18 apresentações feitas por produtores de leite, que vivenciam na prática esta tão nobre atividade! A programação está dividida em 6 painéis temáticos, com 3 palestrantes cada, os quais contarão suas experiências em relação ao tema do painel. Além disso, o evento contará com um painel de tecnologia aplicada, com as empresas DSM|Tortuga, Elanco e Zoetis, e uma palestra especial sobre mercado.

No painel “Gestão eficiente da qualidade do leite”, um dos palestrantes será o produtor de leite Marcelo Cassoli, que realiza um trabalho de sucesso nesse quesito, obtendo excelentes índices de composição e qualidade do leite.

Marcelo Maldonado Cassoli é formado em medicina veterinária, pela FMVZ Unesp-Botucatu/SP (1995). Atuou no Departamento Técnico da CASMIL – Passos/MG, por 2 anos, em extensão rural, qualidade do leite e como responsável técnico pela fábrica de rações. Foi coordenador de serviços técnicos de bovinos para Minas Gerais na Nutron Alimentos, e depois assistente técnico para a distribuidora Vida Verde - Nutron no sul e sudoeste de MG. Antes de dedicar-se exclusivamente à propriedade leiteira da família, a Fazenda Capetinga, em São João Batista do Glória, MG, prestou assistência autônoma em reprodução, nutrição e gestão em fazendas leiteiras de MG e SP. Atualmente é presidente da APROLEITE (Associação dos Produtores de Leite de Passos e Região) e Tesoureiro no SINDIGLÓRIA (Sindicato dos Produtores Rurais de São João Batista do Glória/MG).

Marcelo-Cassoli-Fazenda-Capetinga
Augusto da Clínica do Leite à esquerda e Marcelo Cassoli à direita

O projeto inicial da Fazenda Capetinga mantinha o gado Jersey em pastejo intensivo rotacionado de capim Tanzânia. Posteriormente, a fazenda iniciou o cruzamento com Holandês, visando maior receita com o aumento do volume de leite/vaca/dia e intensificando o sistema por meio do confinamento (free stall). Na fazenda, também são produzidas 60 toneladas/hectare de silagem de milho - com 38% de MS e 38,5% de FDN - usada na alimentação do rebanho.


Início com pastejo intensivo e gado Jersey

animais-confinados-leite
Atualmente sistema intensivo e animais cruzados com a raça Holandesa

Hoje são produzidos cerca de 27 mil litros/hectare/ano e o rebanho produz em média 29,8 litros/vaca/dia (média anual), mantendo CCS média no tanque de 190 mil células/ml. O leite da Fazenda Capetinga foi classificado entre os três melhores leites da Danone por quatro anos consecutivos (3ª posição em 2012; 2ª em 2013; 1ª em 2014 e 1ª em 2015).
 
Confira abaixo alguns números da Fazenda Capetinga:


Além disso, a mortalidade é menor que 0,5% nas bezerras em aleitamento. As novilhas parem aos 24,5 meses com média de 8.990 kg de leite na primeira lactação. De acordo com Cassoli, há um projeto de expansão da Fazenda Capetinga e os principais objetivos são:

a) Aumento da escala do histórico de eficiência (já que existe potencial para tanto e acompanhando a tendência da concentração da produção de leite em grandes projetos);
b) Busca de melhorias na qualidade de vida da equipe envolvida;
c) Melhorias na gestão com mais controles automatizados e proporcionando mais tempo ao gerente para atividades gerenciais;
d) Continuar a trajetória servindo de exemplo de eficiência produtiva, inovação e sustentabilidade;
e) Ordenha robotizada.




Acesse o site do evento, conheça a programação completa do Interleite  e o time de produtores que estará no evento este ano.

Para mais informações, ligue para (19) 3432-2199, ou escreva para contato@agripoint.com.br





1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GERALDO TADEU DOS SANTOS

MARINGÁ - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 07/07/2016

Excelente reportagem e exemplo a ser seguido pelos produtores de leite.  
MilkPoint AgriPoint