ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gates, Lemann, Zuckerberg, Musk: por que todos os principais bilionários do mundo estão investindo em educação?

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 05/04/2017

4 MIN DE LEITURA

0
0
Por Marcelo Nakagawa, professor de inovação e empreendedorismo do Insper

É quase meia noite. Volto do trabalho pois tinha dado aula naquela noite. Minha esposa mostra a lição de casa da nossa filha de sete anos em que a professora pediu para que os alunos desenhassem um ser vivo e ela tinha desenhado um morango. O que acha? Pergunta minha esposa. Bonito… – respondo. Não é isso. Leia o que a professora pediu… – explicou. Hum? E daí? – emendo. Um morango colhido está vivo ou morto? – questiona. Acho que está vivo ainda, mas é uma reflexão muito profunda para este horário. – respondo tentando terminar aquele assunto pois ainda precisa jantar. Vou estudar mais sobre o assunto amanhã. Diz minha esposa, não se dando por satisfeita.

Quando eu tinha sete anos (no século passado), esta resposta era fácil. Era só procurar algo na Barsa ou Enciclopédia Britânica. Além disso, a última palavra era do professor que era o detentor de todas as verdades daquele assunto. Era uma época em que Plutão era um planeta e ponto final. Um conhecimento era quase estático, passado de geração para geração. Por esta razão, as enciclopédias eram muito bem cuidadas e ficavam em lugar de destaque na sala de visitas. As pessoas tinham duas fases de aprendizado na vida. Havia uma de acúmulo e outra de utilização do aprendizado adquirido até se aposentar. Um ou outro conhecimento deveria ser resposto ou adquirido, como explica Fernando Reinach, um dos mais brilhantes pensadores brasileiros.



Mas agora a dinâmica do aprendizado é completamente diferente. Minha filha não deveria ir ao Google, Wikipedia, o Quora, o Reddit ou Yahoo! Respostas como fazíamos com a Barsa para encontrar a resposta certa. Só os futuros fracassados na sociedade do conhecimento pegariam este atalho. Mesmo porque, “a” resposta muitas vezes evolui ao longo do tempo (como ocorreu com Plutão) ou é contextual; e a parte mais importante é entender a lógica que sustenta aquele conhecimento para daí aprender e continuar aprendendo pelo resto da vida. Esta é e será cada vez mais a demanda de todas as pessoas, sejam crianças, adolescentes, adultos e até os aposentados.

Assim, haverá cada vez menos espaço para instituições que ensinam o conhecimento decorado, estático e fragmentado, em que se olha o futuro utilizando retrovisores. E mais oportunidades para questionar, refletir e aprender como aprender para daí desenvolver o aprendiz curioso e autônomo que desenvolve relações evolutivas entre os conhecimentos e constrói significados e aplicações que devem ser úteis ao longo da sua vida.

É neste contexto que boa parte dos melhores empreendedores ao redor do mundo está não apenas investindo, mas aumentando seus aportes em startups de educação. O Khan Academy, talvez a startup de educação mais conhecida do mundo, já recebeu aportes de Bill Gates, dos fundadores do Google, do fundador do eBay e até de Jorge Paulo Lemann. Mark Zuckerberg liderou um aporte de mais de US$ 100 milhões na AltSchool, um conceito inovador de micro escolas de ensino fundamental e foi acompanhado por diversos investidores importantes como Andreessen Horowitz, John Doerr e Laurene Jobs, viúva de Steve Jobs. Elon Musk fundou uma escola, a Ad Astra, para seus filhos e filhos dos funcionários das suas empresas. No Brasil, Jorge Paulo Lemann criou a Gera Ventures, um fundo para investir apenas em negócios de educação.

Seguindo o mesmo conceito, Marcelo Pereira de Carvalho (CEO da AgriPoint), há mais de 17 anos aposta na educação para o público agro e recentemente lançou o EducaPoint, maior plataforma de conhecimento online voltado ao agronegócio. O acervo conta com um portfólio completo de cursos que apresentam novas técnicas e práticas para serem implementadas no dia a dia no campo com o intuito de nivelar e democratizar o acesso a informação que possibilita desenvolvimento.

O conteúdo ofertado é disponibilizado em vídeos práticos e objetivos que podem ser acessados pelos usuários quantas vezes quiser e de onde estiver. Para tornar o aprendizado mais prazeroso, a instituição dispõe cursos com demonstrações práticas gravados a campo, apresentadas pelos melhores profissionais que representam o mercado. Para ter acesso é preciso realizar a assinatura por valores totalmente atrativos e acessíveis.

Além de atender aos produtores, técnicos, estudantes e outros profissionais, a ferramenta atende também as empresas que buscam manter-se competitivas, agregando cada vez mais valor no trabalho desenvolvido. Afinal, oferecer informação e conhecimento de qualidade para os agentes que movem o negócio é fundamental no alcance das metas.

Além do investimento ser ainda mais atraente, a plataforma conta com recursos exclusivos para as empresas. Os gestores podem acompanhar de perto a evolução e desenvolvimento de cada inscrito, incluir cursos que considerem estratégicos no plano de estudos - definindo data de início e término - e ainda contar com o apoio, suporte e estímulo oferecidos pela equipe de relacionamento do EducaPoint.


Por que estes gestores estão investindo exponencialmente em educação? Por que a educação é o segmento que apresenta as maiores e melhores oportunidades neste século!

As informações contidas nesse artigo são do Jornal O Estado de São Paulo, adaptadas pela equipe EducaPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures