ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especialista responde 7 perguntas sobre leite sem lactose - confira!

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 04/10/2016

5 MIN DE LEITURA

0
0

A produção de leite com teor reduzido em lactose e sem lactose, sem dúvida, aumentou nos últimos anos em função do aumento de consumidores com intolerância a lactose. Como toda nova tecnologia, dúvidas são comuns e ainda há muito que ser discutido sobre o assunto.

Solicitamos aos leitores do MilkPoint e MilkPoint Indústria que enviassem suas dúvidas sobre processamento de leite sem lactose, para a especialista Isabela Ferrari responder.

Confira abaixo as 7 perguntas respondidas pela especialista Isabela Ferrari:

1.A legislação permite que produtos com 0,5% de lactose possam ser considerados e ou obter rótulo com ZERO LACTOSE. Isto é verdadeiro? Este índice de 0,5% não pode ser prejudicial a pessoas com problemas de intolerância a Lactose?

Isabela Ferrari- “Sim, a nossa legislação e a legislação internacional estabelecem o limite de 0,5% de lactose para os produtos possam ser considerados e ou obter rótulo com ZERO LACTOSE. Existem processos industriais que conseguem eliminar até 98% de lactose. Segundo inúmeros estudos este limite é o tolerável para pessoas que possuem a dificuldade de digestão da lactose.

Nosso curso abrange e discute o assunto abordado. Vejamos um trecho do material textual do curso:

‘Em trabalho científico apresentado por Wilt et al. na conferência do National Institute of Health (Instituto Nacional de Saúde) dos Estados Unidos em 2010, que objetivou determinar a tolerabilidade de lactose em indivíduos com lactase não persistente foi sugerido que o consumo diário de lactose, para adultos e jovens diagnosticados com má digestão de lactose, poderia chegar até 12g (quantidade equivalente a encontrada em um copo de leite). Observou-se também que é possível uma tolerância de quantidades maiores de lactose, desde que o consumo seja realizado com outros alimentos e distribuído ao longo do dia. No entanto, a manifestação de sinais e sintomas de intolerância à lactose puderam ser verificados quando atingido o consumo limite de 50g de lactose.’ “


2. O queijo tem a mesma concentração de lactose que o leite?

Isabela “Os queijos tradicionais normalmente têm um teor menor de lactose, proporcionalmente, ao leite normal de vaca. Isto se deve ao processo fermentativo e de maturação. Portanto, queijos maturados têm um menor teor de lactose que o leite. ”

3.Quem tem mais concentração de lactose entre o queijo e a ricota?

Isabela“Os queijos tradicionais normalmente têm um teor menor de lactose devido ao processo fermentativo e de maturação. A ricota advinda como um processo de coagulação do soro de queijo, terá, proporcionalmente maior teor de lactose. Isto porque uma quantidade significativa de lactose permanece no soro após a coagulação.”

4.A fermentação do queijo interfere na concentração de lactose no produto final? A umidade do queijo interfere na concentração de lactose no produto final?

Isabela- “Sim, os queijos tradicionais normalmente têm um teor menor de lactose devido ao processo fermentativo e de maturação. Vamos lembrar que o processo fermentativo se caracteriza pela digestão de lactose pelas bactérias lácticas. Assim, queijos e iogurtes tem a sua quantidade de lactose reduzida. Com relação à umidade, quanto maior sua quantidade em qualquer produto, ela causará, como consequência a redução percentual de qualquer componente do produto lácteo. A concentração de lactose em qualquer produto lácteo vai depender se ele passou por etapas de fermentação, ou aplicação da enzima lactase, ou aplicação de processo físico-químicos que são fartamente discutidos no curso. ”

5.Qual porcentagem da população atualmente realmente precisa ingerir leite sem lactose, devido a motivos de intolerância?

Isabela“Estes dados são bem detalhados em nosso curso. Atualmente sabe-se que cerca de 75% (5,25 bilhões) da população mundial apresenta um declínio da atividade da lactase na vida adulta, o qual é geneticamente determinado. Isto se deve à origem de cada população. Portanto, países com ascendência ameríndia, negra e asiática são significativamente afetados por esta síndrome. Os povos de origem caucasiana desenvolveram melhor tolerância à lactose. A América do Sul, claro, incluindo o Brasil, concentra uma população significativa com intolerância à lactose, sendo, portanto, um mercado com alta demanda para estes produtos.”

6. Prezada Isabela, gostaria de saber se para a fabricação de produtos lácteos com baixo teor de lactose é necessária a adição de lactase e, como esse procedimento é realizado (em qual etapa do fluxograma de produção dos produtos se adiciona essa enzima).

Isabela“Sim, utiliza-se lactase para proceder à digestão enzimática da lactose. No entanto, existem combinações deste processo biotecnológico com outros procedimentos físico-químicos, como separação por membrana e cromatografia. A aplicação da enzima lactase é explicada com detalhes em nosso curso, mostrando alternativas de aplicação, que vão desde a quantidade, tempo e temperatura de digestão, que depende da enzima e do tipo de reator usado. Disto e de outros detalhes vão depender em qual etapa se faz a digestão do leite com lactase. “

7.Existe alteração no teor dos outros componentes do leite no processo de produção de leite sem lactose?

Isabela “Ocorrem algumas alterações em resultados físico-químicos do leite que foi submetido a uma redução da lactose como, por exemplo, crioscopia. Estas alterações dependem do processo utilizado para reduzir a lactose. No entanto, valores nutricionais como teores de gordura e proteína não devem se alterar, já que o processo é focado e específico para a redução da lactose. Estas informações e discussões são apresentadas no último módulo do curso, que trata do Controle da Qualidade de produtos reduzidos em lactose. “

Se a sua dúvida não foi respondida, ou se quiser saber mais sobre o assunto, participe do curso on-line "Técnicas de processamento de leite e derivados de baixo teor ou sem lactose" com a instrutora Isabela Ferrari.

Durante o período do curso você poderá tirar dúvidas com a professora Isabela Ferrari, através do fórum de perguntas e poderá acessar o material completo por tempo ilimitado.

Garanta sua vaga neste treinamento clicando no link: Processamento de leite sem lactose.



Ou entre em contato:
contato@educapoint.com.br
(19)3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures