A
Fazenda Céu Azul, localizada em Silvânia/GO, foi adquirida por
João Vander Ferreira em 1998. Inicialmente, a ideia era desenvolver a agricultura (cultivo de soja e milho). Em 2002, ele resolveu iniciar a produção de leite já que a sua família é mineira e tradicional no ramo. Gostando e acreditando na atividade, a fazenda produzia na época 300 litros/dia e utilizava balde ao pé com capacidade para quatro animais. “Em 2003, já com a produção de 1 mil litros/dia, resolvemos investir mais no negócio, com o incentivo de minha esposa, a qual passou a ajudar na atividade atuando no controle econômico financeiro. Neste mesmo ano, adquirimos uma ordenha com capacidade para 12 animais. Gradativamente, fomos crescendo de forma rápida até que em 2010/2011 conseguimos alcançar quase 8 mil litros/dia”, conta João.
Em 2016, já produzindo em torno de 12 mil litros/dia e com a entrada de um dos filhos do casal na atividade, uma nova etapa foi iniciada: a análise da atividade, o investimento na estrutura e o planejamento do futuro da fazenda para os próximos cinco anos.
“Com a orientação de parceiros, nos rendemos ao free stall com um projeto para três galpões com 336 animais cada. Em dezembro de 2016, inauguramos o primeiro galpão e atualmente estamos montando uma nova ordenha com capacidade para ordenhar 40 animais. Com a construção dos três galpões, pretendemos alojar mil animais com a produção de 30 mil litros/dia”, complementa. Hoje toda a agricultura desenvolvida é utilizada para a alimentação do rebanho leiteiro. São produzidos 13.500 litros com 508 animais em lactação. No total, são 1.050 animais no plantel da raça Holandesa e 50% ficam no free stall e 50% em confinamento em piquetes.

João Vander será um dos palestrantes do
Interleite Brasil 2017. A sua palestra comporá o painel “Produtores em destaque: gestão para resultados consistentes”. O evento ocorrerá nos dias 2 e 3 de agosto em Uberlândia/MG.
O evento deste ano terá apresentações de produtores e técnicos, divididas nos painéis temáticos:
- Por que investir no leite?;
- Começando do zero: desafios, aprendizados e expectativas;
- Produção de leite, mercado e rentabilidade: vamos aos números;
- Inovação e futuro;
- Tecnologia aplicada;
- Conforto, reprodução e sanidade;
- Produtores em destaque: gestão para resultados consistentes.
“Nossa área de plantio é própria, temos abundância de água, estamos numa localização privilegiada com relação aos laticínios, o clima é bom, a altitude é de aproximadamente 900 metros e a propriedade conta com a administração familiar”. Em cima disso, João procura produzir leite com qualidade por meio de:
- Assistência técnica adequada;
- Treinamento constante da mão de obra utilizada;
- Investimentos constantes em tecnologias e;
- Melhoria do conforto animal.

“Nosso desafio é manter o crescimento dos últimos anos, o investimento na melhoria do conforto animal e a continuidade da produção consistente com boas práticas ambientais e sociais. Falando em sustentabilidade e bem-estar animal, com a execução final dos atuais projetos, estaremos avançando cada vez mais nesta direção, pois realizamos em 2016 um investimento em tratamento de dejetos (que ainda sofrerá melhorias) visando o aproveitamento da energia gerada; melhoramos as instalações para o conforto e bem-estar animal, produzindo e oferecendo cada vez mais alimentos com qualidade e conseguindo o reaproveitamento de dejetos e; oferecemos constantemente melhores condições de trabalho aos nossos empregados”, finaliza o produtor.


Ficou interessado? Conheça todos os produtores que compartilharão as suas experiências neste ano, suas respectivas fazendas e todo o corpo técnico selecionado ‘a dedo’ pela Equipe AgriPoint para palestrar no
Interleite Brasil 2017. O evento ocorrerá nos dias 02 e 03 de agosto.
Confira a programação completa no site
www.interleite.com.br Para quaisquer informações ou dúvidas sobre o evento envie um e-mail para eventos@agripoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199.