ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Do balde ao pé ao free stall, Fazenda Céu Azul se estrutura para alcançar 30 mil litros/dia

A Fazenda Céu Azul, localizada em Silvânia/GO, foi adquirida por João Vander Ferreira em 1998. Inicialmente, a ideia era desenvolver a agricultura (cultivo de soja e milho). Em 2002, ele resolveu iniciar a produção de leite já que a sua família é mineira e tradicional no ramo. Gostando e acreditando na atividade, a fazenda produzia na época 300 litros/dia e utilizava balde ao pé com capacidade para quatro animais. “Em 2003, já com a produção de 1 mil litros/dia, resolvemos investir mais no negócio, com o incentivo de minha esposa, a qual passou a ajudar na atividade atuando no controle econômico financeiro. Neste mesmo ano, adquirimos uma ordenha com capacidade para 12 animais. Gradativamente, fomos crescendo de forma rápida até que em 2010/2011 conseguimos alcançar quase 8 mil litros/dia”, conta João.

Em 2016, já produzindo em torno de 12 mil litros/dia e com a entrada de um dos filhos do casal na atividade, uma nova etapa foi iniciada: a análise da atividade, o investimento na estrutura e o planejamento do futuro da fazenda para os próximos cinco anos.

“Com a orientação de parceiros, nos rendemos ao free stall com um projeto para três galpões com 336 animais cada. Em dezembro de 2016, inauguramos o primeiro galpão e atualmente estamos montando uma nova ordenha com capacidade para ordenhar 40 animais. Com a construção dos três galpões, pretendemos alojar mil animais com a produção de 30 mil litros/dia”, complementa. Hoje toda a agricultura desenvolvida é utilizada para a alimentação do rebanho leiteiro. São produzidos 13.500 litros com 508 animais em lactação. No total, são 1.050 animais no plantel da raça Holandesa e 50% ficam no free stall e 50% em confinamento em piquetes.





João Vander será um dos palestrantes do Interleite Brasil 2017. A sua palestra comporá o painel “Produtores em destaque: gestão para resultados consistentes”. O evento ocorrerá nos dias 2 e 3 de agosto em Uberlândia/MG.

O evento deste ano terá apresentações de produtores e técnicos, divididas nos painéis temáticos:

- Por que investir no leite?;
- Começando do zero: desafios, aprendizados e expectativas;
- Produção de leite, mercado e rentabilidade: vamos aos números;
- Inovação e futuro;
- Tecnologia aplicada;
- Conforto, reprodução e sanidade;
- Produtores em destaque: gestão para resultados consistentes.

“Nossa área de plantio é própria, temos abundância de água, estamos numa localização privilegiada com relação aos laticínios, o clima é bom, a altitude é de aproximadamente 900 metros e a propriedade conta com a administração familiar”. Em cima disso, João procura produzir leite com qualidade por meio de:

- Assistência técnica adequada;
- Treinamento constante da mão de obra utilizada;
- Investimentos constantes em tecnologias e;
- Melhoria do conforto animal.



“Nosso desafio é manter o crescimento dos últimos anos, o investimento na melhoria do conforto animal e a continuidade da produção consistente com boas práticas ambientais e sociais. Falando em sustentabilidade e bem-estar animal, com a execução final dos atuais projetos, estaremos avançando cada vez mais nesta direção, pois realizamos em 2016 um investimento em tratamento de dejetos (que ainda sofrerá melhorias) visando o aproveitamento da energia gerada; melhoramos as instalações para o conforto e bem-estar animal, produzindo e oferecendo cada vez mais alimentos com qualidade e conseguindo o reaproveitamento de dejetos e; oferecemos constantemente melhores condições de trabalho aos nossos empregados”, finaliza o produtor.





Ficou interessado? Conheça todos os produtores que compartilharão as suas experiências neste ano, suas respectivas fazendas e todo o corpo técnico selecionado ‘a dedo’ pela Equipe AgriPoint para palestrar no Interleite Brasil 2017. O evento ocorrerá nos dias 02 e 03 de agosto.

Confira a programação completa no site www.interleite.com.br

Para quaisquer informações ou dúvidas sobre o evento envie um e-mail para eventos@agripoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199.



0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.