FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como garantir a confiança dos consumidores e mercados cada vez mais exigentes?

POR ROBERTA ZÜGE

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 08/07/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
A avaliação da conformidade é requisito necessário quando o mercado possui assimetria informacional, ou seja, quem adquire o produto conhece muito pouco em relação a quem produz. Essa assimetria aumenta a desconfiança dos consumidores em relação à qualidade do que se está adquirindo.

No setor do agronegócio, esta assimetria possui o mesmo reflexo. A procura dos consumidores está crescendo gradativamente, principalmente, por produtos que possuam garantia de origem, qualidade e avaliação do controle do processo.

Esta garantia pode ser conseguida através de uma avaliação que permite o controle, objetivando a identificação dos perigos potenciais de segurança do alimento da cadeia produtiva e da industrialização. Porém, a distinção do produto de qualidades diversas que são comercializados como semelhantes, ainda não está difundida, fazendo com que o consumidor não tenha informação suficiente para determinar a qualidade real do produto no ato da compra. A seleção ainda é feita de modo imperícia, sem grandes balizamentos dos componentes de escolha.

A certificação é um processo que alia a avaliação de um organismo terceiro, ou seja, sem envolvimento dos interessados, contrapondo aos requisitos de uma norma, e que esta organização seja acreditada por uma entidade que tenha reconhecimento da certificadora. Assim, há necessidade de uma acreditação. No caso do Brasil, o principal organismo acreditador é o Inmetro.

A certificação confere ao produto garantia escrita de que este, o processo, produto ou serviço está em conformidade com os requisitos especificados, ou seja, de acordo com a especificação da norma de referência, objetivando evidenciar: métodos de controle de produtos, de serviços e de processos; redução do consumo e do desperdício de recursos naturais; melhoria da qualidade; diminuição de entraves associados a barreiras comerciais; proteção à saúde do consumidor e ao ambiente; segurança e confiabilidade no produto.

Durante o curso on-line “Programas de certificação na pecuária leiteira”, serão abordados todos as normas e procedimento para se adequar em padrões de certificação do leite e impetrar seus selos de certificação, garantindo ao consumidor final competência técnica na produção, credibilidade e reputação de que o produto respeita a legislação nacional e internacional.

Ao contrário do que se imagina, os alunos poderão ver que certificação não é algo apenas para grandes produtores e que todos os empreendimentos rurais podem estruturar um programa adequado de certificação e se beneficiar dos resultados.

Durante o treinamento, no qual serei a instrutora, irei dividir com os alunos a minha experiência de anos trabalhando no setor e estarei disponível para tirar dúvidas através do fórum de perguntas.

Para garantir sua vaga e participar deste treinamento clique no link: curso on-line “Programas de Certificação na Pecuária de Leite”.



Aproveite a promoção de cursos do EducaPoint e invista neste curso com 20% de desconto, por tempo limitado!

Ou entre em contato:
cursos@agripoint.com.br
(19)3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

ROBERTA ZÜGE

Membro do CCAS.
Consultora técnica em fazendas e industrias de alimentos com foco no atendimento a requisitos legais e normas de qualidade. Coordenou o projeto da norma Brasileira de Certificação de Leite (MAPA/Inmetro).
.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint