ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Carlos Carvalho, da Cooperideal: "um grande desafio para o leite no Centro-Oeste é a falta de gestão aplicada"

Carlos Eduardo Carvalho - Cooperideal A Cooperideal foi inaugurada no ano de 2009 no Estado do Paraná. Um dos sócios-fundadores, Carlos Eduardo Carvalho, atendia, na época, 20 produtores de leite no oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Carlos também treinava técnicos vinculados à prefeitura da região.

Em 2011, a Cooperideal recebeu um convite da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás e do Senar-GO para o início de um trabalho de capacitação e transferência de tecnologia para profissionais da extensão rural ligados a indústrias de laticínios, cooperativas e prefeituras. O trabalho começou com apenas três municípios e atualmente, com a atuação direta do Senar como provedor de assistência técnica e gerencial, atua em mais de 100 cidades, totalizando 1.100 produtores de leite atendidos.

“A fundação da Cooperideal partiu da premissa que podemos atender outros produtores e parceiros além do Estado do Paraná, bem como, fornecedores de outras plantas de laticínios diferentes daquelas com as quais os técnicos estavam anteriormente ligados. Desta forma, o trabalho se expandiu para o RS, MS, SP, GO, DF, MT, RO, PI, AM, PA, AP e CE. Obviamente que esta expansão não ocorreu de uma hora para outra, mas sim, ao logo de oito anos, passando por momentos difíceis principalmente devido à geração de renda. Contudo, e, com o empenho e dedicação das pessoas que permaneceram até hoje no grupo, a Cooperideal está firme e forte, gerando resultados significativos dentro e fora da porteira”, comentou Carlos.

Além do leite, a cooperativa atua em outros ramos, como na condução do Programa @Ideal, destinado a trabalhos de intensificação da produção de carne a produtores de gado de corte com base na exploração das pastagens tropicais em todo o país.

Hoje a Cooperideal atende - de maneira direta e indireta - mais de 1.500 propriedades no Brasil. Os cooperados são os técnicos de campo disponibilizados conforme demanda de trabalhos de consultoria nas regiões de atuação e, os produtores, são os clientes/parceiros.

Para contar detalhes dessa história e os desafios enfrentados, Carlos palestrará no Interleite Brasil 2017, o evento que mais inova em conceito, quando se fala de leite.

A sua apresentação (“Fatores que definem a rentabilidade no Centro-Oeste”) compõe o painel “Produção de leite, mercado e rentabilidade: vamos aos números”. O evento deste ano terá apresentações de produtores e técnicos, divididas nos painéis temáticos:

- Por que investir no leite?;
- Começando do zero: desafios, aprendizados e expectativas;
- Produção de leite, mercado e rentabilidade: vamos aos números;
- Inovação e futuro;
- Tecnologia aplicada;
- Conforto, reprodução e sanidade;
- Produtores em destaque: gestão para resultados consistentes.


Senar Mais (Goiás Mais Leite)

O antigo Goiás Mais Leite (atualmente Senar Mais) é um trabalho de atendimento técnico e gerencial aos produtores de leite do Estado de Goiás. Neste trabalho, que é uma parceria entre o Sistema Faeg/Senar e a Cooperideal, a ideia é sensibilizar, capacitar e supervisionar técnicos e produtores de leite ligados ao programa. Este, segue uma metodologia inovadora de acompanhamento para geração de resultados para toda a cadeia baseada na sustentabilidade social, econômica e ambiental do sistema. O programa é composto por pequenos produtores (abaixo de 100 litros por dia) e também grandes, com mais de 10.000 litros/dia. Uma das premissas é respeitar as características de cada propriedade incluindo pessoas e, nunca excluindo.

“Eu acredito que os desafios da produção de leite no Centro-Oeste são semelhantes às outras regiões produtoras, como mão de obra, falta de energia e competitividade com outras atividades rurais, mas, ressalto que um dos grandes gargalos é a falta de gestão aplicada. Esta situação não está relacionada apenas aos pequenos produtores já que, quando aplicamos diagnósticos em propriedades maiores, também não encontramos de maneira organizada dados fundamentais para a condução do negócio leite. Faltam indicadores essenciais para uma atividade profissional em busca de resultados que fazem, verdadeiramente, valer a pena produzir leite”, destaca Carlos. 

Eu acredito que os desafios da produção de leite no Centro-Oeste são semelhantes às outras regiões produtoras, como mão de obra, falta de energia e competitividade com outras atividades rurais, mas, ressalto que um dos grandes gargalos é a falta de gestão aplicada.Carlos Eduardo Carvalho

Segundo ele, o Interleite Brasil é considerado o evento mais importante da cadeia leiteira do país. “É uma oportunidade ímpar para os técnicos e produtores ligados à atividade leiteira enriquecerem o conhecimento, agregarem valor aos seus negócios e aumentarem a rede de contatos em busca de inovação - fundamental para continuidade do trabalho”.

Vale ressaltar que Carlos foi o ganhador do Prêmio Impacto (atual Prêmio Vidal Pedroso de Faria) em 2016 no Interleite Brasil. O prêmio, promovido pelo MilkPoint, homenageia profissionais cujas contribuições na área de consultoria, ensino ou pesquisa foram fundamentais para a evolução da pecuária leiteira. 

Carlos Eduardo Carvalho - Cooperideal - Prêmio Impacto
Prêmio Impacto 2016 - Carlos Eduardo Carvalho 

Conheça os produtores que compartilharão as suas experiências neste ano, suas respectivas fazendas e todo o corpo técnico selecionado ‘a dedo’ pela Equipe AgriPoint para palestrar no Interleite Brasil 2017. O evento ocorrerá nos dias 02 e 03 de agosto.

Confira a programação completa no site www.interleite.com.br, com condições especiais para os primeiros inscritos! Vale a pena lembrar que as inscrições com desconto se encerram no dia 19/06!

Para quaisquer informações ou dúvidas sobre o evento envie um e-mail para
eventos@agripoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199

patrocinadores Interleite Brasil 2017

1

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDO PENTEADO

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SÃO PAULO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 13/06/2017

Carlos Eduardo



boa tarde



Gostaria de saber em que região do Pará a cooperativa esta atuando.



abs