
A
Agrindus S/A, empresa agrícola pastoril e a 3ª maior produtora de leite no Brasil (base Top 100 2016), estreará na semana que vem um
blog no MilkPoint. A fazenda sempre foi pioneira e inovadora e, no momento, está mudando a maneira como trabalha com a inovação. Vale destacar que além de leite, a Agrindus atua com gado de corte, reprodução, frango e citricultura, além de ser uma agroindústria modelo no país devido aos seus índices de produtividade e processos. O blog abordará desde artigos técnicos sobre o dia a dia da fazenda até artigos focados na gestão do negócio e tomadas de decisão.
Para
Helena F. Karsburg, Gerente de Laticínios da Agrindus e
Marcelo Honda, Controller da Agrindus, o pioneirismo da propriedade foi essencialmente técnico e sua inovação sempre esteve ligada ao resultado, produtividade e ganho de escala.
“O que nos levou a buscar inovação na relação com as pessoas e com a formação de equipes multidisciplinares – que auxiliam a empresa como um todo – foi o amadurecimento e crescimento da empresa aliados à inserção da marca Letti no mercado. Além disso, o que nos impulsionou foi a maior demanda por um ajuste fino nas questões mais abrangentes relacionadas aos recursos humanos e descoberta de talentos, como por exemplo a internet, os ‘milleniuns’ e suas motivações, entre outros”. Marcelo e Helena serão os colunistas do novo blog.
A Agrindus elaborou um conselho de inovação que estimula os funcionários - de qualquer esfera hierárquica - a enviarem propostas que podem virar práticas ou produtos gerando economia ou receita. Segundo Marcelo e Helena, pensar no formato do conselho foi pensar em algo que tivesse autonomia e que não dependesse diretamente de aprovação da diretoria.
“Escolhemos colaboradores com experiência pratica e alta permeabilidade entre os setores, com linguagem direta e acessível para que todos se sentissem à vontade para falar. Pensamos também em um corpo técnico que pudesse balizar as decisões e melhor apropriar a verba destinada aos projetos. Dessa forma, se constituiu o conselho com três gerentes de produção de diferentes áreas, um membro da controladoria e um membro técnico. O conselho, portanto, tem a função de receber os projetos, elaborar as propostas, avaliar a viabilidade e apresentar para a diretoria de maneira profissional, objetivando os resultados finais”.
Para eles, identificar, captar talentos e conseguir retê-los na empresa tem a ver com um diferencial de motivação cuja premissa é de que pessoas podem fazer a diferença e, por isso, devem ter a oportunidade de serem descobertas. “Talvez aí esteja a inovação, ao conseguirmos fazer essa roda girar em um círculo virtuoso”, finalizaram.
O primeiro artigo do blog será publicado na próxima semana e abordará o seguinte tema: “Três motivos para insistirmos na cultura da inovação”. Acompanhe!
A Agrindus também contará sobre esse novo projeto no Interleite Brasil 2017, que será realizado em Uberlândia entre 2 e 3 de agosto.