A relação entre propósito e desempenho em vendas

"Comecei a analisar, de forma empírica, os resultados daqueles profissionais que participaram de meus treinamentos, e percebi que aqueles que apresentam resultados acima da média tem algo a mais do que o domínio completo do processo de vendas, eles trazem consigo um forte propósito".

Publicado em: - 2 minutos de leitura

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Alguns dias atrás, eu estava relendo os conceitos trabalhados pelo pesquisador Simon Sinek, criador do famoso Golden Circle (Circulo Dourado). Sua pesquisa dissecou o motivo pelo qual algumas empresas se destacam das demais de forma exponencial, basicamente através da forma como apresentam suas ideias e as convertem em produtos e serviços de alto valor. O início do processo está no porquê elas fazem o que fazem, está no propósito, sempre diferenciado e nobre.

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Essa releitura me fez pensar na relação entre o propósito e o desempenho alcançado no processo de vendas. O propósito aqui pode ser entendido como algo propagado pela empresa, de forma corporativa, ou também pelo propósito de cada componente da equipe, de cada indivíduo. Comecei a analisar, de forma empírica, os resultados daqueles profissionais que participaram de meus treinamentos, e percebi que aqueles que apresentam resultados acima da média tem algo a mais do que o domínio completo do processo de vendas, eles trazem consigo um forte propósito.

Este propósito pode estar alinhado com a empresa para qual trabalham, tanto na forma vinculada, mas também nas parcerias, como no caso dos representantes autônomos. O alinhamento dos “porquês” cria uma força a mais para estes profissionais, dando a direção para ser seguida de forma clara e objetiva, o que representa ganhos em todas as fases e melhores resultados para os envolvidos no processo, entre eles os próprios clientes.

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Existem também aqueles profissionais que carregam em si um propósito tão elevado que se destacam mesmo em empresas onde não existe uma clareza tão grande dos caminhos e objetivos a serem seguidos. Estes profissionais, com essa força interna de um querer maior, se sobrepõe aos demais de maneira tão retumbante que acabam sendo sempre referenciados em reuniões e encontro das equipes de venda.

O propósito então passa a ser algo fundamental para todo aquele que quer se aventurar no universo das vendas. Ainda mais no nosso mercado, o agropecuário, onde os vendedores devem ser, acima de tudo, consultores e conselheiros de seus clientes. Nessa hora, todo o conhecimento técnico, os juramentos feitos em nossas formaturas e nossa ambição se unem para ajudar os produtores a resolverem os problemas enfrentados no dia a dia, com criatividade e vontade de ver este nosso país produzindo cada vez mais e melhor, alimentando o mundo com produtos de qualidade e a preço justo.

A partir de hoje, quando acordar, pense mais em seu propósito. Use esse pensamento de maneira consistente e, como resultado, alavanque seus negócios de forma relevante, alcançando assim resultados surpreendentes.

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Material escrito por:

Marco Lopes

Marco Lopes

Zootecnista, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Consultor Especialista da R2M - Consultoria e Capacitação em Vendas & Marketing www.ready2market.com.br

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Robson Lago Cruz
ROBSON LAGO CRUZ

GOIÂNIA - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/05/2019

Olá Prof. Marcos Lopes ! Me Desculpe a pergunta, mas que propósito MAIOR é este? E como encontra-lo? Este propósito maior é apenas meus objetivos pessoais e profissionais? Me desculpe as perguntas, mas o que é este propósito maior que os grandes vendedores tem?
Cordialmente! No aguardo ansioso de sua resposta!
Robson Cruz
Argemiro Izepetto
ARGEMIRO IZEPETTO

SÃO BENTO DO SUL - SANTA CATARINA

EM 09/08/2018

Boa tarde.
Mais que um tema sobre vendas e propósitos, é uma verdadeira mensagem de ânimo.
Marco Lopes
MARCO LOPES

TAUBATÉ - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/08/2018

Argemiro, bom dia.
Obrigado por sua colocação. Sucesso!
Qual a sua dúvida hoje?