Qual é a melhor vaca? |
Não podemos pensar que a melhor vaca sempre é a do vizinho, que ela produz mais que a nossa, que é mais bonita que a nossa, que tem mais alimento que a nossa.
É comum ver em exposições vacas de altíssima produção. Isso deve nos servir de incentivo, mas não devemos desanimar por nossas vacas não produzirem igual a estas! Devemos ver as vacas de exposição como um "norte", um exemplo do quanto nossas vacas podem produzir.
Precisamos dar condições para nossas vacas expressarem o máximo de sua capacidade.
Ano a ano vamos melhorando a genética. A terneira tem que ser melhor que a mãe dela, para garantir a evolução do rebanho.
Quanto mais tempo a vaca permanecer na propriedade, mais lucrativa ela é (desde que esteja com um bom intervalo entre partos).
O produtor de leite sempre deve achar que a melhor vaca é a que ele tem. Isso mesmo! Sua vaca é a melhor vaca! Dentro das suas condições, você precisa mantê-la como a melhor que você pode ter no momento, trabalhando para que as filhas dela sejam melhores que ela.
Se ficarmos rebaixando as nossas vacas, dizendo que não são boas, certamente não estaremos atendendo as necessidades delas e impedindo que elas nos mostrem o quão boas elas são.
Cuide da sua vaca, ofereça o melhor para ela, busque evoluir na genética. Para, assim, sempre poder afirmar que a melhor vaca é a sua, aquela que você tem na propriedade, que produz o melhor e mais saboroso leite do mundo!
Dê carinho, amor, respeito, atenção para sua vaca, afinal, a melhor vaca é a sua!
FABRÍCIO NASCIMENTO
Produtor de leite em Jóia, Rio Grande do Sul, e palestrante.
8 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
![]() |
JOSÉ FRANCISCO CASSIANO DE MORAIS DA SILVASABARÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 07/10/2019
Muito bom. Vejo algumas comparações estranhas e até idiotas. Mas este texto não, é ótimo. A nossa vaca tem de ser a melhor sempre. Temos que valorizar o que é nosso. Gostei muito e obrigado. Zé Francisco
|
![]() |
MAURO ARAUJO DIASANÁPOLIS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 04/10/2019
Sempre haverá um parâmetro para fazermos as nossas ponderações, depende das metas traçadas, do alvo a ser atingido, diariamente vemos exemplos de fazendas leiteiras, com médias altas por vacas, na maioria dos produtores de leite é um sonho de consumo, ter um rebanho top de linha, mas tudo tem seu custo para ser alcançado.
Quando encantamos com tais rebanhos, temos que ver como tal resultado foi alcançado, qual custo, qual tempo, mas que é bom ver boas vacas de leite é sim!! Sem despresar as da nossa fazenda, é um alvo a ser perseguido, produzir muito com poucas vacas. |
![]() |
MARIUS CORNÉLIS BRONKHORSTARAPOTI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE EM 04/10/2019
Bom dia Fabricio e leitores
Este tema É polêmico . Porque ? Porque quando agimos por emoção teremos um resultado , com técnicas e informações teremos outro . Já me fizeram esta pergunta a anos atrás e ela foi publicada na época na balde branco . Tive reações diversas a favor e discordando da resposta . A melhor vaca para mim é aquela que eu dou atenção 3X por ano . Uma para insiminar outro para secar e o terceiro eventualmente no parto . Abraço |
|
LUIS EINAR SUÑE DA SILVAANÁPOLIS - GOIÁS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 07/10/2019
Boa Tarde Marius.
Concordo com vc. Reforço, que preferencialmente produza uma boa litragem por dia. Vacas ruins não pagam a conta, mas é o que mais temos no Brasil. 1870 litros vacas ano que é nossa média brasileira é uma vergonha. Vacas boa com comida boa produzem leite, vacas ruins dão prejuízo e engosdam. Abraço |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro