Vivemos um momento de grande expectativa relacionada a previsão de alta no preço do leite. Mas aí surge uma pergunta. Você já sabe o que vai fazer com o dinheiro dessa alta?
Anotações são fundamentais em todos os sentidos, inclusive na hora de planejar o que se vai pagar e quando pagar. Independentemente do valor que vamos receber, se você já tem um planejamento, fica mais fácil administrar.
O que não pode acontecer é encher a cabeça de contas para pagar e para fazer. Para isso, anotar ajuda muito. Devermos ter sempre anotado o que se vai fazer e o que precisa pagar. Nosso cérebro já está cheio demais para falarmos: “eu guardo na ideia”. Achar não cabe mais na atividade, precisamos ter definido cada passo que daremos.
Por mais que alguns achem pouco o aumento que irão receber, se não tiverem claramente definido onde irão gastar este valor, o mesmo irá sumir sem saber onde foi gasto. Independente de achar justo ou injusto o valor, independente de reclamar ou não, se você não planejar por escrito o que vai fazer, na hora não saberá.
Não podemos agir por impulso e também não podemos nos iludir de que receberemos uma alta muito grande e nem que a mesma durará para sempre. Em algum momento vai haver uma queda e precisamos estar preparados para estes períodos.
Produtores que vem de tempos já com tudo anotado, são os que melhor administram as situações (tanto de alta, quanto de baixa). Estes são exemplos a serem seguidos. "Quem não anota não mede e quem não mede não sabe”. "Quem não sabe para onde vai, não vai a lugar nenhum”.