FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

As vacas pararam de poluir?

A preservação ambiental é um assunto importantíssimo. A redução da emissão de gases poluentes é preocupação de todos, principalmente do produtor.

Todos sabemos que, de forma errada (totalmente errada!), o produtor vinha sendo acusado de ser o culpado de toda poluição do mundo. A vaca, então, nem se fala, coitada! Todo mundo jogando a culpa do efeito estufa em seus “gases” (compostos principalmente metano).

Mas será que as vacas são as principais culpadas pela poluição? Eu sempre tentei mostrar, com dados reais e científicos que não era bem assim. Mas nossas palavras soam vazias em um universo que só ataca e culpa o produtor. 

Pois bem, vejamos as voltas que o mundo dá e as provas que vem à tona de uma forma que nós nem imaginávamos. Com a quarentena implantada na maior parte do mundo e as pessoas em isolamento social, a poluição caiu de uma forma nunca vista antes.

As estimativas indicam que as emissões mundiais de CO(outro importante causador do efeito estufa, juntamente ao metano) podem ser reduzidas em cerca de 7% neste ano, valor próximo ao que o planeta deveria atingir com os esforços para cumprir o Acordo de Paris.

O mundo está emitindo menos um milhão de toneladas de dióxido de carbono por dia com a quebra no consumo de petróleo devido à pandemia de Covid-19, indicam dados compilados pela Lusa com base em relatórios internacionais (Diário de Notícias).

A redução dos voos domésticos na Europa resultou na redução em 25% das emissões de gás carbônico (CO2) desde meados de fevereiro. Segundo Claus Zehner, diretor da missão Copernicus Sentinel-5P da ESA, as restrições de circulação e a paralisação das atividades industriais revelam a possibilidade de reduzir a poluição (dw.com).

Dados coletados apontam uma queda de 5% a 10% na concentração de gás carbônico e metano em Nova York. Os cientistas, contudo, alertaram que os níveis podem subir rapidamente assim que a situação se normalizar (Veja).

A vaca saiu de cena. O rebanho mundial continua o mesmo, nenhum país interrompeu a produção de leite. Logo, acho que não restam dúvidas: a poluição do ar e do meio ambiente é, principalmente, obra do homem.

FABRÍCIO NASCIMENTO

Produtor de leite em Jóia, Rio Grande do Sul, e palestrante.

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUDVAL MUNIZ DA CRUZ MUNIZ

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO

EM 28/04/2020

Argumento bem fundamentado e convincente.Obrigado pelos esclarecimentos.
No mais,
Saúde e Paz!!!
Resiliência,sempre.
FABRÍCIO NASCIMENTO

CRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/04/2020

Ludval obrigado por comentar e muito obrigado pelas palavras de apoio
DIVINO SOARES DA ROSA JÚNIOR

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/04/2020

Bom dia Fabrício.

Os bovinos emitem o gás metano (CH4), e não o CO2. O metano também é responsável pelo efeito estufa.

Abraços.
FABRÍCIO NASCIMENTO

CRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/04/2020

Divino obrigado por o comentário!
Sim a vaca emite metano, citado no texto onde tem um trecho de uma reportagem da revista VEJA onde fala sobre a redução da emissão do mesmo.
Um baita abraço e viva o leite!
EM RESPOSTA A FABRÍCIO NASCIMENTO
DIVINO SOARES DA ROSA JÚNIOR

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/04/2020

Fabrício,

Nem você nem a Veja colocam o link para a referida pesquisa. A que encontrei foi esta https://www.scientificamerican.com/article/as-co2-emissions-drop-during-pandemic-methane-may-rise/ onde eles falam em redução de 10% mas somente de CO2 e monoxido de carbono e dizem que a emissão de metano pode até aumentar. Veja um trecho da reportagem:

"The most profound changes in carbon dioxide were measured late last month by Columbia University in New York City, where there were 10% reductions in CO2 and a whopping 50% drop in carbon monoxide."

Importante que nesta mesma reportagem eles falam que a principal fonte de emissão de metano é a produção de petróleo e gás natural, isso sim poderia ser um argumento a nosso favor.

Acho importante a discussão sobre o real impacto da emissão de metano pelos bovinos, mas não consigo entender a relação da pandemia com este assunto. Se na pesquisa que você cita foi demostrado um redução de 10%, isso prova exatamente o contrário, que 90% das emissões continuam, então não são causadas pelos carros e aviões.

Aproveitando, vc poderia me enviar o link da pesquisa por favor?

Abraços.
JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 23/04/2020

Jamais foram culpadas, jamais!
FABRÍCIO NASCIMENTO

CRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/04/2020

A natureza se encarregou de mostrar